25 de outubro de 2026
Justiça

TRE-DF descarta prorrogação da votação e mantém apuração

Tribunal afirma que não recebeu comunicado oficial do TSE e aponta falta de tempo para avisar todas as seções/Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF). Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) descartou neste domingo (25) a prorrogação do horário de votação no segundo turno das eleições e manteve o processo de apuração. Segundo o órgão, não houve tempo hábil para comunicar a mudança às seções eleitorais após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin, que estendeu a votação nacionalmente até as 19h.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-DF, Andrey Bernardes, afirmou que o aviso chegou de forma repentina e que 36 seções já haviam transmitido os dados à central de apuração.

“Não haveria tempo hábil para avisar todas as seções. Inclusive, 36 seções já transmitiram dados para a central”, declarou.

O tribunal também informou que não havia recebido documento oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comunicando a prorrogação. Por esse motivo, a transmissão dos resultados e a contabilização dos votos no Distrito Federal continuaram normalmente.

Bernardes ressaltou ainda que, depois do encerramento da votação, as urnas eletrônicas não podem ser reabertas para registrar novos votos.

A decisão de Zanin foi tomada após um pedido da campanha do presidente Lula (PT), que alegou problemas no transporte de eleitores em diferentes Estados e defendeu a ampliação do prazo para garantir igualdade de condições de participação.

Fonte: claudiodantas.com.br/Por Karoline Cavalcante


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *