2 de outubro de 2026
Cultura

Tradição centenária atravessa o oceano e se transforma em parte da identidade da festa alemã mais tradicional de SC

Tradição centenária atravessa o oceano e se transforma em parte da identidade da festa alemã mais tradicional de SCFoto: Arquivo Angelina Wittmann/Divulgação/ND Mais

Antes da Oktoberfest transformar Blumenau, no Vale do Itajaí, em um dos principais destinos da cultura germânica nas Américas, os clubes de caça e tiro já ocupavam um espaço central na vida da cidade.

Com a primeira edição da Oktoberfest Blumenau, que aconteceu em outubro de 1984, os clubes de caça e tiro estiveram presentes de forma coletiva, reunindo entidades que já carregavam décadas de experiências com festas, cerimônias e manifestações culturais.

Tradição centenária atravessa o oceano e se transforma em parte da identidade da festa alemã mais tradicional de SC

Entre os clubes tradicionais presentes estavam o Clube Caça e Tiro Itoupava Norte e o Clube de Caça e Tiro do Badenfurt.

Criadas a partir de uma tradição europeia centenária, as sociedades ajudaram a preservar costumes, organizar comunidades e manter vivas práticas que, décadas mais tarde, seriam incorporadas à maior festa alemã das Américas.

A história começa ainda na Europa. Os chamados Schützenverein, ou clubes de tiro, surgiram há cerca de 700 anos, principalmente em regiões de língua alemã.

Inicialmente, essas organizações estavam ligadas à autodefesa das comunidades. Com o passar do tempo, porém, transformaram-se também em espaços de convivência, celebração e preservação de tradições.

Foi essa cultura que atravessou o Atlântico com os imigrantes alemães e chegou à recém-criada Colônia Blumenau.

Da tradição comunitária à maior festa alemã das Américas

Em julho de 1984, Blumenau enfrentou uma das maiores enchentes de sua história. A cidade foi fortemente atingida e precisou concentrar esforços na reconstrução. Foi esse momento que fez a Oktoberfest Blumenau ser criada.

Os clubes de caça e tiro tiveram participação nesse processo. As sociedades foram importantes tanto para a organização da festa quanto para a mobilização das práticas culturais que ajudariam a formar a identidade do novo evento.

O primeiro desfile da história da festa ocorreu em 5 de outubro de 1984 e contou com a participação de diferentes sociedades de Blumenau. Entre os clubes tradicionais presentes estavam o Clube Caça e Tiro Itoupava Norte e o Clube de Caça e Tiro do Badenfurt.

A partir de 1984, a Oktoberfest passou a incorporar elementos que os clubes preservavam havia gerações. Os desfiles, as danças, as músicas, os trajes típicos, as cerimônias e o caráter comunitário das celebrações encontraram na festa um novo espaço de expressão.

Enquanto durante o mês de outubro milhares de pessoas se reúnem no parque Vila Germânica, ao longo do restante do ano essas mesmas tradições continuam presentes nos clubes de caça e tiro espalhados por Blumenau.

Uma história que continua

A trajetória dos clubes de caça e tiro acompanha praticamente toda a história de Blumenau. Da chegada dos imigrantes alemães à fundação da primeira sociedade, em 1859; da expansão dos clubes pelas comunidades à participação na criação da Oktoberfest, em 1984, essas entidades ajudaram a preservar práticas que atravessaram gerações.

Quando os grupos de atiradores entram nos desfiles da Oktoberfest, portanto, não representam apenas uma atração da festa. Carregam consigo uma tradição iniciada muito antes de a Oktoberfest existir.

A história da Oktoberfest e a dos clubes de caça e tiro acabaram se entrelaçando. Uma nasceu no século XX como resposta a um momento difícil vivido pela cidade; a outra começou ainda no século XIX, acompanhando os primeiros anos da colonização. Em outubro, as duas histórias se encontram nas ruas de Blumenau, onde uma tradição de mais de 160 anos continua sendo apresentada a novas gerações.

Fonte: ndmais.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *