25 de setembro de 2026
CotidianoGeral

Presidente do TCU articula aeroporto perto das próprias fazendas

Obra em Barra do Corda fica a 14 km, em linha reta, de fazenda ligada a atividades rurais do presidente do tribunal/Foto: TCU/Flickr

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, participou da articulação para a construção de um aeroporto de R$ 53 milhões em Barra do Corda, no Maranhão. O terminal fica a cerca de 14 quilômetros, em linha reta, de uma fazenda ligada a atividades rurais do ministro, segundo apuração do Metrópoles.

A modernização do Aeroporto de Barra do Corda será financiada com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil. Vital participou de reuniões sobre o projeto e da cerimônia de assinatura do termo de compromisso, que formalizou o empreendimento.

Durante o evento, ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, Vital afirmou que “sonhava” com a obra havia mais de uma década, quando ainda era deputado federal pela Paraíba.

“Não é apenas para Barra do Corda, é parte de uma política voltada para a aviação regional no Brasil, que tem um papel estratégico pela sua importância”, declarou o presidente do TCU.

O prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, e o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), também participaram das tratativas. Em agosto de 2025, Teles esteve em Brasília para discutir o projeto e se reuniu com Brandão e Vital do Rêgo.

Na ocasião, o prefeito chamou o presidente do TCU de “um dos principais entusiastas da construção do Aeroporto de Barra do Corda”. Segundo Teles, Vital teria afirmado que o tribunal “atuará da melhor forma possível para que as obras sejam iniciadas e concluídas no menor tempo viável”, respeitados os trâmites da licitação.

Uma das propriedades relacionadas às atividades rurais de Vital está em Barra do Corda. O imóvel fica a aproximadamente 21 quilômetros do aeroporto por estrada e 14 quilômetros em linha reta. A fazenda tem 314 hectares e está registrada em nome de um terceiro.

Dados do Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro, do Banco Central, apontam operações de crédito rural relacionadas a Vital do Rêgo e vinculadas à propriedade em 2024 e 2026.

Há ainda duas fazendas relacionadas às atividades rurais do ministro em Tuntum, município vizinho a Barra do Corda. Santa Clara e Vitória I ficam a pouco mais de 38 quilômetros do aeroporto por estrada, ou cerca de 30 quilômetros em linha reta. Juntas, as propriedades somam mais de 1,6 mil hectares.

Vital chegou ao TCU em 2014, após exercer os cargos de deputado federal e senador pela Paraíba. Ele é irmão do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que disputa a reeleição ao Senado em 2026.

Em junho, o presidente Lula declarou apoio à candidatura de Veneziano.

“Poucas vezes na vida, eu, como presidente da República, tive um senador com uma relação honesta e comprometida de ajudar o governo como eu tenho com Veneziano”, afirmou o petista.

TCU nega interferência

A assessoria do TCU afirmou que as atividades de Vital na região envolvem arrendamento de pastos para engorda de gado e outras atividades agrícolas.

“O arrendamento rural é uma modalidade legal de uso e exploração temporária de imóvel rural pertencente a terceiro, mediante contrato entre o proprietário e o arrendatário”, afirmou a assessoria. “A própria regulamentação prevê expressamente a possibilidade de operações de crédito rural com arrendatários, não há qualquer irregularidade.”

O tribunal também negou que Vital tenha interferido junto ao governo federal para viabilizar o aeroporto.

“A decisão sobre a realização e o investimento na modernização do aeroporto cabe aos órgãos competentes, no âmbito de suas respectivas atribuições.”

Sobre a proximidade entre o terminal e as propriedades rurais, o TCU afirmou que a situação não interfere nas atribuições constitucionais do ministro.

“Eventuais processos que envolvam o aeroporto ou matérias relacionadas serão apreciados de acordo com as normas que disciplinam a atuação dos ministros do Tribunal, inclusive as regras relativas a impedimento e suspeição, quando aplicáveis”, informou a corte.

“Além disso, a atuação do ministro em processos do TCU é pautada por critérios técnicos e jurídicos, observadas as garantias de independência e imparcialidade previstas para o exercício da função”, acrescentou a corte.

O governador Carlos Brandão também destacou a expectativa de impacto econômico do empreendimento.

“Esse aeroporto vai servir para desenvolver o agronegócio, a indústria, o comércio e, acima de tudo, salvar vidas”, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais.

Fonte: claudiodantas.com.br/Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *