Partidos definem candidatos e começam corrida eleitoral. Saiba onde

Partidos como PL, PSD, PT, Republicanos, PDT e UP oficializam candidaturas à Presidência e aos governos estaduais neste fim de semana/Otávio Augusto/Arte Metrópoles

Partidos de diferentes espectros políticos realizam, neste sábado (25/7) e domingo (26/7), convenções para definir os candidatos que disputarão as eleições deste ano.

Ao longo deste primeiro fim de semana de eventos, legendas como PL, PSD, PT, Republicanos, PDT e Unidade Popular (UP) oficializam candidaturas à Presidência da República, aos governos estaduais e ao Senado por diferentes regiões do país.

Nas eleições de 2026, o período para realização das convenções partidárias vai de 20 de julho a 5 de agosto, conforme calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas eleições de 2026, o período para realização das convenções partidárias vai de 20 de julho a 5 de agosto, conforme calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  • Flávio Bolsonaro (PL) — Presidência (Sábado, 25/7, às 10h, na Arena Pacaembu);
  • Ronaldo Caiado (PSD) — Presidência (Domingo, 26/7, às 9h, na Bela Vista);
  • Samara Martins (UP) — Presidência (Domingo, 26/7, às 9h, na Universidade Zumbi dos Palmares);
  • Fernando Haddad (PT) — Governo de São Paulo (Sábado, 25/7, às 9h, em Campinas).

No Rio de Janeiro (RJ):

  • Anthony Garotinho (Republicanos) — Governo do Rio de Janeiro (Sábado, 25/7, às 12h, no Clube Municipal).

Curitiba (PR):

  • Sandro Alex (PSD) — Governo do Paraná (Sábado, 25/7, às 10h, no Espaço Torres);
  • Requião Filho (PDT) — Governo do Paraná (Sábado, 25/7, às 9h, na sede do PDT).

Teresina (PI):

  • Rafael Fonteles (PT) — Governo do Piauí (Sábado, 25/7, às 14h, no Centro de Convenções Atlantic City).

Porto Alegre (RS):

  • Juliana Brizola (PDT) e Edegar Pretto (PT, vice) — Governo do Rio Grande do Sul (Sábado, 25/7, às 11h, na Casa do Gaúcho).

Campo Grande (MS):

  • Lucien Rezende (Federação PSol/Rede) — Governo do Mato Grosso do Sul (Sábado, 25/7);
  • Fábio Trad (PT) — Governo do Mato Grosso do Sul (Domingo, 26/7, às 8h, no Auditório da Fetems).

Manaus (AM):

  • Omar Aziz (PSD) — Governo do Amazonas (Sábado, 25/7, às 10h, no Clube do Trabalhador);
  • Gilberto Vasconcelos (PSTU) — Governo do Amazonas (Sábado, 25/7, às 16h)

São Luís (MA):

  • Orleans Brandão (MDB) — Governo do Maranhão (Sábado, 25/7, às 15h, no Parque São João Paulo II)

Candidatuas já oficializadas

Apesar de marcar o início da corrida eleitoral para candidatos de diferentes regiões do país, algumas candidaturas já haviam sido oficializadas antes do início deste fim de semana. É o caso de Eduardo Paes (PSD) e Douglas Ruas (PL), no Rio de Janeiro; David Almeida (Avante), no Amazonas; e Jefferson Bezerra (Agir), em Mato Grosso do Sul.

Além disso, parte dos principais nomes da disputa ainda aguarda a homologação das candidaturas.

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à reeleição, tem evento de oficialização marcado para 2 de agosto, em São Paulo.

Entre outras convenções previstas para as próximas semanas, estão as de Jerônimo Rodrigues (PT), na Bahia; João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD), em Pernambuco; Sergio Moro (PL), no Paraná; Eduardo Riedel (PP), em Mato Grosso do Sul; Daniel Vilela (MDB), em Goiás; além de Roberto Cidade e Maria do Carmo (PL), no Amazonas.

Fonte: metropoles.com/Madu Toledo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *