26 de outubro de 2026
BrasilClima

Massa de ar frio intensa e tardia derruba as temperaturas no Brasil a partir desta segunda-feira (26) e pode levar os termômetros a 0°C; confira onde

Temperaturas despencam com massa de ar frio intensa e tardia a partir desta segunda-feiraFoto: Divulgação/ND Mais

O sistema atua com maior intensidade até esta terça-feira (27). Ao longo da semana, perde força gradualmente, mas ainda mantém as mínimas baixas

A semana começa sob a influência de uma forte massa de ar frio sobre o Centro-Sul do país, com impacto principalmente na Região Sul e em áreas do Sudeste.

Segundo o Meteored, a onda de frio é tardia e atípica para esta época do ano e também pode atingir partes do Centro-Oeste, além da metade sul das regiões Norte e Nordeste. Nas áreas de maior altitude, as temperaturas mínimas podem ficar próximas de 0°C. A seguir, confira a previsão completa.

Massa de ar frio derruba temperaturas em diferentes regiões do país

A atuação da massa de ar frio mantém as temperaturas baixas nesta segunda-feira (26), especialmente na região Sul.

De acordo com o Meteored, as menores marcas do dia devem variar entre 4°C e 9°C na maior parte da região, com possibilidade de os termômetros se aproximarem dos 0°C nas áreas mais elevadas das serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Nas capitais, a previsão indica mínima de:

No Rio Grande do Sul, fora das áreas serranas, as mínimas devem oscilar entre 8°C e 12°C. Em Santa Catarina, a previsão aponta temperaturas de 8°C a 10°C no interior, enquanto a faixa leste deve registrar entre 12°C e 15°C. Já no Paraná, os termômetros devem marcar de 7°C a 16°C.

Massa de ar frio provoca queda nas temperaturas em várias regiões do Brasil nesta segunda-feira.Massa de ar frio provoca queda nas temperaturas em várias regiões do Brasil nesta segunda-feiraFoto: Meteored/ND Mais

No Sudeste, a previsão é de mínima de 13°C na capital e no litoral de São Paulo, entre 18°C e 20°C na cidade do Rio de Janeiro e 16°C em Belo Horizonte. Já entre o sul de Minas Gerais, o leste e o nordeste paulista e o estado do Rio de Janeiro, as menores marcas devem ficar entre 4°C e 8°C, segundo o Meteored.

No interior de São Paulo e na região serrana fluminense, as temperaturas devem ficar entre 12°C e 20°C. Já em Mato Grosso do Sul, a massa de ar frio reduz as temperaturas principalmente nas regiões central e sul, onde as mínimas devem variar entre 14°C e 16°C. Em Campo Grande, a previsão é de 16°C.

Massa de ar frio perde força aos poucos, mas mantém temperaturas baixas

A massa de ar frio continua influenciando o tempo nesta terça-feira (27), mantendo as temperaturas baixas em boa parte do país.

Apesar disso, os termômetros não devem registrar queda significativa em relação às mínimas observadas nesta segunda-feira. Nas áreas mais elevadas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no entanto, um número maior de municípios pode amanhecer com temperaturas próximas de 0°C.

O avanço da massa de ar frio também amplia a área de influência sobre o país, alcançando o Triângulo Mineiro e o norte de São Paulo.

A tendência é de que o frio persista ao longo dos próximos dias, embora com perda gradual de intensidade. Segundo o Meteored, o ar frio enfraquece de forma progressiva durante o restante da semana. As temperaturas mínimas devem subir aos poucos, mas ainda permanecer abaixo da média esperada para o período.

Fonte: ndmais.com.br


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *