22 de outubro de 2026
Mundo

França registra a primeira infecção humana pelo vírus Shamonda no mundo

Paciente tratado por uma doença grave morreu no início de outubro; investigação apura se o vírus causou ou contribuiu para a morte/Magnific

Autoridades francesas anunciaram o primeiro caso humano registrado de infecção pelo vírus Shamonda, até então identificado apenas em animais. O comunicado foi divulgado nesta quarta-feira (22/10) pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças (ECDC, sigla em inglês), agência da União Europeia.

O paciente recebia tratamento para uma doença grave, que aumentava sua vulnerabilidade a infecções e complicações, e morreu no início de outubro. Ainda está em investigação se o vírus causou ou contribuiu para a morte, além de como ocorreu a infecção.

Como ocorre a transmissão

Entre animais, o Shamonda costuma ser transmitido pela picada de pequenos insetos infectados do gênero Culicoides. A espécie envolvida no caso permanece desconhecida.

Na Europa, os primeiros sinais da infecção em animais de criação foram relatados em junho de 2026, e o vírus foi identificado no fim de julho. Posteriormente, houve detecções em vários países, incluindo França, Alemanha, Espanha e Portugal.

O ECDC acompanha o caso com autoridades francesas e parceiros europeus. A agência também trabalha para ampliar a capacidade de realização de exames e apoiar a identificação de outras possíveis infecções humanas.

Fonte: metropoles.com/Isabella França


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *