16 de outubro de 2026
Mundo

EUA planejam usar ‘mãe de todas as bombas’ contra o Irã, diz TV

Bomba não nuclear GBU-43/B Massive Ordnance Air Blast Bomb (MOAB) é cogitada para atacar Montanha Pickaxe, no Irã, segundo a CNN americana Foto: U.S. Department of War

Militares dos Estados Unidos desenvolveram novos planos com potencial uso da “mãe de todas as bombas” para atingir a infraestrutura energética e instalações nucleares do Irã, afirma uma reportagem da rede de TV americana CNN.

O uso da bomba GBU-43/B Massive Ordnance Air Blast Bomb (MOAB), a maior bomba não nuclear do arsenal norte-americano, representa uma nova escalada no conflito, disse a emissora, que ouviu autoridades familiarizadas com o assunto. No momento, o presidente Donald Trump está sob pressão para encerrar a guerra, impopular nos EUA.

Trump continua a enfatizar que seu objetivo é garantir que o Irã jamais obtenha uma arma nuclear.

Mesmo que haja dúvidas sobre a eficácia da MOAB, a Montanha Pickaxe é cogitada como possível alvo. No local, EUA e Israel acreditam que Teerã armazena componentes do seu programa nuclear, informou a CNN. Trump fez sucessivas ameaças à montanha.

Ainda de acordo com a emissora, a MOAB causaria um efeito catastrófico com um enorme raio de destruição, o que aumentaria a possibilidade de vítimas civis. Autoridades ouvidas pela CNN indicaram que a arma não deve ser usada para destruir alvos específicos e profundamente protegidos.

Trump quer fim ‘definitivo’ da guerra contra o Irã

Durante meses o presidente norte-americano discutiu com os seus assessores opções para colocar um fim “definitivo” para a guerra que completou sete meses em setembro.

Porém, a dualidade do que pode ser o fim da guerra está presente no governo de Trump, informou a CNN. Enquanto alguns membros da gestão declararam a guerra como vencida, o presidente tem sido mais cauteloso e afirmado que os EUA ainda têm assuntos inacabados no Irã.

A emissora afirma que, nos bastidores, Trump não confiou em aliados externos que o encorajaram a simplesmente trazer as tropas de volta para casa e seguir em frente, medida que soaria como uma derrota, de acordo com o presidente norte-americano.

Segundo a CNN, Embora Trump tenha anunciado publicamente que não tomaria novas medidas antes das eleições legislativas de meio de mandato, vários assessores disseram em privado que não sabiam se a declaração era definitiva ou se poderia mudar antes do dia da votação.

Fonte: msn.com/História de Redação


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *