Mensagens sugerem que Motta negociou emenda em projeto para beneficiar Master
Diálogos extraídos do celular de Vorcaro também indicam que empréstimo para cunhada era para projeto do presidente da Câmara/Lula, Hugo Motta e Davi Alcolumbre. Foto: Reprodução/ TV Senado
Novas mensagens extraídas do celular de Daniel Vorcaro sugerem que Hugo Motta negociou com o banqueiro a apresentação de emenda ao PL do Carbono para beneficiar o Master. Os diálogos reforçam denúncia feita por Renan Calheiros em maio deste ano, durante sessão da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Em 19 de novembro de 2024, Vorcaro pediu para encontrar-se pessoalmente com Motta, que encaminhou a ele o substitutivo do PL do Carbono, com emenda ao artigo 56, obrigando seguradoras, previdência complementar, capitalização e resseguradores a destinar 0,5% de suas reservas técnicas para a compra de créditos de carbono.
“Consegue encontrar mais tarde hoje”, escreveu Vorcaro. “Sim”, respondeu Motta. “Pegando o texto aqui para te mandar.” O presidente da Câmara, então, encaminha ao banqueiro mensagens da assessoria e o texto do substitutivo, aprovado naquele mesmo dia.

Os diálogos evidenciam o interesse direto do banqueiro no tema e o tratamento diferenciado por parte de Motta.
A aprovação do texto impactou os balanços do Master, inflando artificialmente o patrimônio de fundos ligados a projetos de carbono — fundo Jade (Golden Green) e New Jade 2 (Global Carbon), administrados pela Reag.
O negócio, porém, sofreu um revés após as investigações sobre o banqueiro e o STF decidiu, em maio, tornar o artigo inconstitucional, a partir de uma ADI protocolada pela CNSeg e sob relatoria de Flávio Dino.
NEGÓCIOS EM FAMÍLIA
As novas mensagens do celular de Vorcaro também enfraquecem a versão de Motta no episódio do empréstimo de R$ 22 milhões do Master para uma empresa de sua cunhada. As conversas são de março de 2024, quando o deputado era líder do Republicanos – ele seria eleito presidente da Câmara no ano seguinte.
Em 9 de março, ele envia ao banqueiro uma longa mensagem sobre o negócio envolvendo a compra de um terreno de uma fábrica de cimento em João Pessoa (PB).
“Boa noite, amigo! Td bem? Desculpa incomodar no sábado, estou aqui reunido com o pessoal para finalizar a negociação de compra da área aqui de JP. Conforme falamos, já temos os documentos assinados passando a empresa para minha cunhada. Ela iniciou a negociação com a Adriana, mas acredito que ela não tá sabendo do formato da sociedade que ficou combinado. Quando puder me orienta como devemos proceder pq o prazo é curto para saldar com a Intercement. Abs!”

Vorcaro responde: “Vamos fazer uma operação rápida com a Adriana, em paralelo organizamos a questão da sociedade.”
No dia 13, o tema volta à mesa. “Certo, meu sogro está aqui. Queria levar ele pq acabamos agora de desenrolar as assinaturas que faltavam para poder prosseguir o pagamento. Se vc achar conveniente, analisa e me avisa”. “Claro”, reage Vorcaro.
Dois dias depois, Motta agradece “a confiança e a parceria”. “Deu tudo certo a tempo de cumprir o contrato. Depois vamos marcar uma conversa para traçar os próximos passos. Acredito que vamos ter êxito no projeto!” Vorcaro se diz “muito feliz de estarmos juntos”. “Te admiro muito e esse é o início de uma parceria de vida.”

FESTAS, JATOS E HELICÓPTEROS
Mensagens de meses seguintes evidenciam ainda a proximidade entre banqueiro e deputado. Em abril, Vorcaro disponibiliza uma aeronave para levar Motta de São Paulo a Brasilia. Em maio, eles combinam de sair à noite.
“Vamos pra guerra? Mulher tá indisposta. Não quer ir jantar”, escreve o parlamentar. “Boraa”, responde o fundador do Master. “Tô querendo ir direto encontrar vcs. Se for no hotel me ferro. kkkkk.” Vorcaro responde: “No mesmo de ontem. Vamos lá. Já tô indo.”

No aniversário de Motta, Vorcaro lhe envia uma mensagem chamando-o de “guerreiro, homem escolhido pra fazer a diferença no nosso país” .”Tenho muito orgulho de poder ter chamar de amigo irmão. Estamos juntos sempre, para o que der e vier!”
Motta responde, agradecendo “a oportunidade de conviver com uma pessoa tão correta”. “Saiba que tens um amigo para contar em todos os momentos e que estaremos sempre juntos para enfrentar os desafios que via nos impõe.”

Em outro diálogo, em dezembro, Motta pede um helicóptero para embarcar em Congonhas. Vorcaro também lhe oferece um motorista para deslocamento até o aeroporto. Os dois também se frequentam endereços residenciais e profissionais, se telefonam várias vezes ao longo de 2025, durante o processo de compra do Master pelo BRB.
Numas das conversas, já em agosto, ele comentam sobre Davi Alcolumbre e chegam a marcar um encontro na casa do presidente do Senado. A reportagem tentou contato com Motta e o espaço segue aberto para manifestação.

Fonte: claudiodantas.com.br/Por Claudio Dantas