Sem receber 13º, médicos da Santa Casa vão decidir sobre greve em assembleia na 2ª feira

Médicos da Santa Casa estão sem receber o 13º salário. (Foto: Raíssa Rojas/Campo Grande News)

O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmed) promove nesta segunda-feira (29) uma assembleia geral extraordinária para decidir se os profissionais da categoria que atendem na Santa Casa de Campo Grande vão entrar em greve devido ao atraso no pagamento do 13º salário. A deliberação terá início às 19h.

Os médicos da Santa Casa rejeitam a proposta da direção do hospital de pagamento do 13º em três parcelas no início de 2026 (janeiro, fevereiro e março). No início desta semana, enfermeiros, técnicos de enfermagem e funcionários do setor administrativo e de limpeza paralisaram as atividades pelo mesmo motivo até chegarem a um acordo na terça-feira (23).

O acordo com estas categorias estabeleceu o pagamento de 50% do 13% salário dos funcionários na quarta-feira (24), véspera de Natal, e a metade restante, em 10 de janeiro de 2026. 

Os médicos, por sua vez, decidiram não entrar em greve e preferiram judicializar a questão. Ação civil coletiva com pedido de liminar foi ajuizada para cobrar o pagamento integral e imediato do 13º salário dos funcionários da Santa Casa, além de requerer o bloqueio de bens da entidade mantenedora do hospital e indenização por dano moral de R$ 500 mil.

A defesa do Sinmed afirma que mesmo sem os médicos cruzarem os braços, a direção do hospital iniciou as “tratativas para operacionalização de greve da categoria médica sem que a própria categoria tivesse decidido isso”.

Conforme relatado pelos advogados do sindicato, cinco horas antes da assembleia geral para decidir qual medida seria adotada pelos médicos, a Santa Casa enviou um documento ao presidente do Sinmed, Marcelo Santana, informando o início dos preparativos para a greve da categoria.

Santana interpretou a medida como uma tentativa de “lockout”, caracterizado pela paralisação por iniciativa do empregador com objetivo de impedir a negociação ou dificultar o atendimento de reivindicações dos trabalhadores.

De acordo com o advogado Marcio Almeida, assessor jurídico do Sinmed, o juiz do Trabalho responsável pelo caso, antes de analisar o pedido de liminar, determinou que a Santa Casa deveria se manifestar até sexta-feira (26) sobre o atraso no pagamento do 13º.

Caso fiquem descontentes com a resposta do da direção do hospital, os médicos da Santa Casa vão decidir nesta segunda-feira se entram ou não em greve. A assembleia tem início às 19h, com segunda convocação às 19h30.

O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul afirma que já realizou diversas fiscalizações na Santa Casa e recebeu denúncias sobre a falta de insumos, além disso há profissionais que estão sem receber salário há seis meses, além de médicos autônomos com três ou quatro meses de atraso e trabalhadores contratados pelo regime CLT.

Fonte: ojacare.com.br/By Richelieu de Carlo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *