Tensão no Oriente Médio cresce com ameaça de resposta por Israel

No último fim de semana, o Irã lançou centenas de mísseis e drones contra o território de Israel. Tel Aviv prometeu uma resposta

ataque do Irã ao território israelense elevou a tensão no Oriente Médio e aumentou a preocupação da comunidade internacional. O principal receio, nesse caso, é que o país passe a contrapor Israel na guerra contra o Hamas. Embora Teerã tenha dado a questão por encerrada, os israelenses indicaram que haverá uma resposta “quando chegar a hora”.

No último sábado (13/4), o Irã lançou um ataque de grandes proporções contra Israel. Segundo Tel Aviv, a operação contou com o lançamento de cerca de 350 drones, mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos e foguetes, que partiram do Irã, Iraque, Iêmen e instalações do Hezbollah, no Líbano.

De acordo com as Forças de Defesa de Israel, cerca de 99% das ameaças foram interceptadas, sendo uma grande parte pelo sistema antimísseis israelense Iron Dome, o Domo de Ferro. Outra parcela das ameaças foi interceptada pela defesa de países aliados.

Horas depois, a missão iraniana na Organização das Nações Unidas (ONU) informou que a investida ocorreu em resposta à morte de oito pessoas em bombardeio contra instalações diplomáticas do Irã em Damasco, na Síria. O comunicado ainda indicou que o “assunto deve ser considerado concluído”.

Ataque do Irã a Israel - Metrópoles

Israel é atacado pelo Irã após atentado em embaixada Nir Keidar/Anadolu via Getty Images

Ataque do Irã a Israel - Metrópoles

O Irã lançou um ataque a drones contra Tel Aviv – Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images

“Contudo, caso o regime israelita cometa outro erro, a resposta do Irã será consideravelmente mais severa. É um conflito entre o Irã e o regime israelita desonesto, do qual os Estados Unidos da América devem ficar longe”, completou.

No domingo (14/4), o ministro da Guerra de Israel, Benny Gantz, afirmou que o país vai retaliar o ataque realizado pelo Irã. “Construiremos uma coligação regional e cobraremos o preço ao Irã da forma e no momento certo para nós”, disse Gantz.

Reação internacional

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, condenou o ataque e afirmou que a União Europeia “condena veementemente o inaceitável ataque iraniano contra Israel”. “Esta é uma escalada sem precedentes e uma grave ameaça à segurança regional”, escreveu no X (antigo Twitter).

Os líderes do G7 também rechaçaram o ataque e manifestaram solidariedade a Israel. O grupo é formado por Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, além dos representantes da União Europeia.

Ministério das Relações Exteriores do Brasil publicou pronunciamento em que afirma que a diplomacia brasileira vê o acirramento do conflito com “grave preocupação”.

“Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã”, ressaltou.

Fonte: metropoles.com – Mateus Salomão, Mariana Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *