Servidores cobram compromisso de campanha feito pelo então candidato Eduardo Riedel em 2022

Representantes de sindicatos e associações que integram o Fórum dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul aguardam o cumprimento feito pelo então candidato ao governo do estado em 2022, Eduardo Riedel, que prometeu conversar com os servidores diretamente sem intermediários. O Fórum dos Servidores tem cobrado essa “promessa” ao longo de 2023, mediante o envio de vários ofícios. Em especial, sobre o início de um diálogo a respeito da previdência estadual, visando a realização de estudos que viabilizem a diminuição dos prejuízos relacionados à reforma da previdência estadual.

Riedel prometeu durante a plenária do Fórum dos Servidores, realizada no dia 07 de outubro de 2022, que manteria um diálogo franco, aberto e transparente, além de receber pessoalmente os servidores públicos. Na ocasião, Riedel recebeu um ofício em mãos, contendo a pauta com interesses coletivos dos servidores, na qual a principal demanda era a abertura do diálogo para rever o aumento da alíquota da previdência de 11% para 14%, que penalizou aposentados e pensionistas do Estado.

Plenária realizada pelo Fórum dos Servidores no dia 07 de outubro de 2022.

“O diálogo permanente é o melhor caminho para a gente buscar soluções. Eu não me furto porque eu fiz isso durante seis anos como secretário de governo, não é porque eu serei o governador que eu vou deixar de fazer, mantenho essa minha posição clara, aqui, junto aos servidores”, salientou o então, pré-candidato ao governo, durante entrevista concedida ao programa “Conexão Pública MS”, publicada no dia 1º de julho de 2022.

Segundo alguns sindicalistas que pediram para não serem identificados na matéria ao contrário do que prometeu, o governador Eduardo Riedel só tem recebido pessoalmente representantes de entidades que são ligados a partidos políticos que o apoiaram durante as eleições de 2022.

O Fórum dos Servidores que é integrado por sindicatos e associações dos poderes executivo, judiciário e legislativo protocolou inúmeros ofícios pedindo audiência e cobrando a resposta do governador. Todos sem resposta.

 A reforma da Previdência de 2020, levou à penalização dos servidores, destacando-se os inativos, sobretudo, os aposentados por invalidez ou doenças graves, que ficaram em situação complicada, até mesmo para as suas necessidades básicas.

Anteriormente a Reforma, a base de cálculo dos aposentados e pensionistas era cobrada sobre aqueles que recebiam acima do Regime Geral da Previdência (INSS). Com a Reforma, passou-se a cobrar acima do salário-mínimo, o que gerou uma cobrança excessiva em cima dos aposentados.

Desta maneira, os representantes do Fórum cobram a reunião com governador Riedel para propor que o governo realize um estudo para ver a possibilidade dessa cobrança voltar a ser acima do teto do INSS, sendo proposto, em um primeiro momento (tendo em vista as limitações de receita do estado), que a isenção fosse realizada gradualmente, até atingir o teto do INSS. Isentar até a faixa de três salário mínimos, de imediato, até finalizarem os estudos, foi outra sugestão.

Fórum dos Servidores aguardam o início do diálogo prometido por Riedel durante a campanha.

“Nosso objetivo é que a gente possa discutir, apresentar propostas e alternativas contra esse grave prejuízo causado pela Reforma da Previdência. Acreditamos que vai nos atender e, pelo menos, ouvir os servidores”, destacou Leonardo Lacerda, coordenador do Fórum dos Servidores.

Vídeo

Tendo em vista a negativa do governador Eduardo Riedel em não cumprir com o compromisso de atender o servidor público, o Fórum dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul lançou um vídeo nesta quinta-feira (21) nas redes sociais, com o objetivo de sensibilizar governo estadual, autoridades e da população em geral sobre a situação do servidor público estadual.

Fonte: Servidor Público MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *