Ministro do TST debate resultados de pesquisa sobre jurisprudência do STF em temas trabalhistas

O encontro também marca o lançamento da pesquisa “Terceirização e pejotização no STF: análise das reclamações constitucionais”, desenvolvida pela FGV Direito SP.

A Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) promove o evento “Direito do Trabalho no STF: cenário e perspectivas futuras”, que propõe uma reflexão sobre como o Direito do trabalho é interpretado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Aberto ao público, o evento será realizado em 22 de novembro, às 8h30 e será exibido ao vivo no canal da FGV no YouTube. O debate contará com a participação de Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).  

O encontro também marca o lançamento da pesquisa “Terceirização e pejotização no STF: análise das reclamações constitucionais”, desenvolvida pela FGV Direito SP, que analisou 841 decisões monocráticas do STF sobre este tema entre janeiro e agosto de 2023. 

Segundo a professora Olivia Pasqualeto, uma das organizadoras do estudo, “o evento ocorre em momento oportuno, considerando a grande repercussão de decisões do STF que afastaram a natureza trabalhista de determinadas formas de contratação, validando a chamada “pejotização”.  

Muitas decisões sobre este assunto são tomadas monocraticamente, no âmbito de reclamações constitucionais, que tem como principal mote preservar a competência do Supremo e a garantia da autoridade das suas decisões. Há, contudo, controvérsias sobre a aderência entre o que está sendo reclamado e a jurisprudência do STF. 

O foco do debate são temas como a limitação da competência material da Justiça do Trabalho pelo STF e, a partir desse contexto, estabelecer um diálogo entre especialistas, tanto da área trabalhista quanto constitucional, para analisar qual é o cenário atual e quais são as perspectivas futuras sobre a atuação do STF em casos que envolvem o Direito do Trabalho, com destaque para as discussões sobre pejotização e competência da Justiça do Trabalho. 

Veja abaixo a programação completa do evento: 

8h30 – Credenciamento 

9h – Cenário e perspectivas futuras para o Direito do trabalho no STF 

  • Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) 
  • Oscar Vilhena Vieira, professor e diretor da FGV Direito SP 
  • Silvana Abramo, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão O trabalho além do direito do trabalho (NTADT-USP) e vice-coordenadora da pesquisa “Nota Técnica 3/2023: Análise dos recentes julgados do STF acerca da competência da Justiça do Trabalho no Brasil” 
  • Otávio Pinto e Silva, advogado e professor de Direito do trabalho da Faculdade de Direito da USP 
  • Cláudia José Abud, advogada e coordenadora do Núcleo Cultural da Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB-SP 
  • Olívia Pasqualeto, professora e pesquisadora da FGV Direito SP 
  • Ana Laura Pereira Barbosa, pesquisadora do grupo de pesquisa Supremo em Pauta da FGV Direito SP 

10h30 – Debate final 

Para realizar a sua inscrição, acesse o site.

Fonte: FGV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *