Fórum dos Servidores protocola ofício na governadoria cobrando abertura do diálogo sobre reforma da previdência

Nesta quarta-feira (13), o Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul esteve na governadoria para protocolar ofício solicitando, com urgência, reunião com o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), para discutir o melhor caminho para alterar a Reforma da Previdência Estadual, que foi aprovada sem debate em maio de 2020, com vigência em janeiro de 2021.

O Fórum dos Servidores espera que o Governo do Estado responda ao ofício e marque reunião em dez dias. Caso isso não aconteça, ontem, durante reunião, a coordenação do  Fórum também deliberou por indicativo de realização de uma manifestação conjunta, em frente a Governadoria, com a participação de toda a base de aposentados e pensionistas do Estado exigindo atenção e resposta do Governo.

Os servidores públicos estão contando com o compromisso firmado pelo governador quando candidato, no dia 7 de outubro de 2022, na plenária realizada pelo Fórum dos Servidores Públicos de MS, no auditório do Sindijus/MS, de participar pessoalmente das negociações junto aos representantes dos servidores.

Ainda que o governo tenha sinalizado que está finalizando estudos para minimizar os prejuízos dos inativos e que realizará a reunião requerida, persiste a inércia em tratar com prioridade esse assunto importante para todas as categorias do serviço público, sem o recebimento de informações concretas sobre o tema ou início de diálogo com as entidades representativas dos servidores.

É importante ressaltar que em vários Estados como São Paulo, Alagoas e Sergipe a cobrança foi revertida por meio de projeto de lei encaminhado por seus respectivos governadores que se sensibilizaram com a grande injustiça contida no aumento da cobrança previdenciária de inativos e melhoria das condições financeiras do setor público. Nesses Estados, a realidade financeira não é tão diferente do Estado do Mato Grosso do Sul, que para este ano conta com um orçamento com previsão de grande aumento na sua arrecadação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *