Pela 2ª vez consecutiva, Cassems ultrapassa média nacional de índice da Agência Nacional de Saúde Suplementar

Na avaliação de 2022, Caixa dos Servidores se aproxima da pontuação máxima que pode ser atingida no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar

Em 2022, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) conquistou a pontuação de 0,9003 no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) (ano-base 2021), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgado em dezembro do ano passado. A máxima que pode ser atingida nesta relação é de 1,0.

O resultado do IDSS 2022, que considera a média do desempenho das operadoras, ponderada pelo número de beneficiários, foi de 0,8128. Esta é a segunda vez consecutiva que a Caixa dos Servidores alcança a pontuação maior do que a média nacional, com diferença de 0,0875.

Em 2021, a Cassems já havia conquistado pontuação de 0,8258 maior do que a média nacional com uma diferença de 0,0428. No mesmo ano, o desempenho nacional das operadoras no IDSS 2021 (ano base 2020), foi de 0,7989.

Os resultados representam um marco histórico para a Cassems que já vinha numa crescente ao longo da última década, quando já estava entre as melhores do país. Ao observar o desempenho da Cassems é possível verificar que em apenas dois anos, 2011 e 2015, a avaliação esteve entre 0,4 e 0,6.  

Em 2016, a Caixa dos Servidores ganha fôlego e avança ao conquistar a nota 0,783. Na última década, apresentou IDSS na casa dos 0,5 apenas nos anos de 2012 – com IDSS de 0,5487 e 2015 – conquistando 0,5269.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, ressalta que além do resultado histórico e repetir o feito de superar a média nacional ponderada do desempenho das operadorasa avaliação evidencia os esforços realizados para oferecer qualidade da assistência à saúde para beneficiários da Caixa dos Servidores.

“Para nós é um grande orgulho receber esse resultado por mostrar que a Cassems tem se consolidado como uma referência no segmento de saúde brasileiro. Além de ter uma grande importância porque a Cassems é dos servidores públicos, feita para os servidores públicos e para os servidores públicos. Portanto, nós podemos dizer que nós servidores públicos construímos um dos maiores planos de saúde brasileiro e o maior plano de saúde do Mato Grosso do Sul!”, salienta Ayache.

O IDSS integra o Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) da ANS, iniciado em 2004 e reformulado em 2017. É calculado a partir de 33 indicadores definidos pela ANS, que melhor discriminam o desempenho das operadoras, especialmente quanto a seus aspectos assistenciais.

Em 2022, a Cassems se destacou em sustentabilidade no mercado, com avaliação de 1,0, categoria formada pelo monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

A segunda melhor avaliação, com índice de 0,9451, é em qualidade em atenção à saúde, pelo conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades dos beneficiários, com ênfase em práticas de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

O terceiro melhor resultado, com nota de 0,8327, é da categoria gestão de processos e regulação, que consiste em avaliar o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. A quarta melhor avaliação é garantia de acesso, que são as condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores, com 0,7785.

Segundo a ANS, para este levantamento foram avaliadas 902 operadoras, deste total, 844 atenderam aos requisitos normativos para divulgação de suas notas finais à sociedade, disponibilizadas no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

O presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, ressalta que a Cassems vem trabalhando para alcançar a nota máxima do IDSS. “Com o esforço de cada um dos servidores públicos do estado, que também são gestores da Cassems, nós vamos colocar a Cassems em um patamar ainda maior de excelência que é o lugar que nós como gestores e servidores públicos soubemos fazer ao longo desses 21 anos”, finaliza.

Fonte: Cassems

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