Principais oficiais de defesa dos EUA alertam para uma possível guerra com a China em 2025

Altos responsáveis da defesa dos EUA alertaram para a possibilidade de o país entrar em guerra com a China em 2025 por causa das aspirações do gigante asiático de assumir o controlo da ilha de Taiwan, que considera o território outra província sob a sua soberania.

O chefe do Comando de Mobilidade Aérea da Força Aérea dos EUA, Michael Minihan, terá pedido ao seu pessoal que acelerasse os seus preparativos para “um potencial conflito”, citando as aspirações do Presidente chinês Xi Jinping e a possibilidade de os americanos “não prestarem atenção até ser demasiado tarde”, segundo o The Washington Post.

“Espero estar errado (…) O meu instinto é que lutaremos em 2025”, escreveu Minihan numa declaração enviada ao pessoal sob o seu comando, avisando que as eleições presidenciais de Taiwan são em 2024 e servirão de justificação para o governo chinês.

O alto comando militar também sublinhou que as eleições presidenciais americanas também terão lugar nesse ano, o que “oferecerá a Xi uma América distraída”. “A equipa de Xi, razão e oportunidade estão todas alinhadas para 2025”, disse ele.

O memorando de Minihan encoraja os milhares de tropas sob o seu comando a prepararem-se para a guerra de várias outras formas. Todo o pessoal que lhe presta contas deve “considerar os seus assuntos pessoais” e ser mais agressivo com a formação, ele instrui.

“Corre deliberadamente, não de forma imprudente”, escreve ele. “Se se sente confortável com a sua abordagem à formação, então não está a correr riscos suficientes”.

O memorando, datado de 1 de Fevereiro — por isso estaria a vários dias da sua libertação — foi verificado como autêntico pela porta-voz da Força Aérea, Hope Cronin, falando à NBC.

“Baseia-se nos esforços fundamentais do Comando da Mobilidade Aérea durante o ano passado para preparar as Forças de Mobilidade Aérea para futuros conflitos, caso a dissuasão falhe”, disse Minihan à NBC.

Este aviso vem meses depois do chefe da CIA William Burns afirmar que a China poderia atacar Taiwan “nos próximos anos”, alegando que o Presidente chinês Xi Jinping “está a preparar-se para a guerra” na sua ambição de unificar a ilha com o território chinês.

“A resposta honesta é, quanto mais avançamos nesta década, maiores os riscos de conflito militar”, disse o chefe da CIA numa entrevista com o PBG.

Taiwan tem um governo independente desde 1949, mas a China considera o território sob a sua soberania. A política fundamental do governo chinês em relação a Taiwan tem sido até agora de reunificação pacífica sob o princípio “um país, dois sistemas”.

Fonte: (EUROPA PRESS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *