Rubio diz que EUA tem aliados no hemisfério e cita Brasil como exceção

Secretário de Estado citou o Brasil ao lado de Nicarágua, Venezuela, Cuba e Colômbia como países “não amigáveis” aos EUA/Foto: Reprodução/X

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou nesta terça-feira (2/6) que os Estados Unidos têm “mais de uma dúzia de países amigáveis” no hemisfério ocidental, e citou o Brasil como uma das exceções.

Rubio listou algumas nações como exceções ao afirmar que vários países no hemisfério estão trabalhando em conjunto em “questões de segurança e prosperidade ecônomica”.

“Tirando a Nicarágua, Cuba obviamente, Venezuela, e claro, o Brasil, embora estejam em um ciclo eleitoral. Em alguma extensão o governo colombiano também, ao menos o presidente [Gustavo Petro] tem sido problemático”, disse o secretário de Trump.

A declaração foi feita em sessão do Senado norte-americano que ouve Marco Rubio.

Relação Brasil-EUA incerta

As relações entre Brasil e Estados Unidos passam por momento incerto, após o governo dos EUA classificar as facções criminosas PCC e Comando Vermelho como terroristas — o que o governo brasileiro considera abrir margem para intervenção indevida — e ameaçar taxar produtos brasileiros em 25% devido ao sistema de pagamento Pix.

Rubio, ao comentar no Senado sobre a diplomacia norte-americana, afirmou que se concentra nos interesses dos EUA, somente.

“Nossa política externa é uma que se concentra exclusivamente nos interesses nacionais dos Estados Unidos da América”, ressaltou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o político norte-americano nesta terça-feira (2/6), afirmando que Rubio é “anti-América Latina” e “não gosta do Brasil”.

Fonte: metropoles.com/Pedro Areal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *