Piloto esfaqueado em voo diz que abriu cabine em “último esforço”
Piloto indiano foi esfaqueado durante voo pelo copiloto. Ao abrir a cabine, passageiros conseguiram imobilizar tripulante/@narendramodi/ reprodução
O piloto indiano Smit Machchhar afirmou que abriu a porta da cabine de comando em um “último esforço” para salvar a própria vida e “não deixar que os outros morressem”.
Em uma chamada de vídeo com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o piloto detalhou o que aconteceu naqueles momentos de tensão ao ser atacado pelo copiloto do voo FZ1073 da Flydubai, que seguia de Dubai para Tel Aviv.
“Eu estava deitado no chão, ferido, mas disse a mim mesmo para dar um último esforço e abrir a porta por dentro”, disse ele. “Eu estava, obviamente, lutando pela minha própria vida, mas, ao mesmo tempo, sabia que não ia deixar que outros morressem”, acrescentou.
Ao abrir a cabine, os passageiros e outros tripulantes perceberam o que estava acontecendo e conseguiram imobilizar o copiloto. O pouso, na Arábia Saudita, foi feito por pilotos reservas que estavam no voo. “Quando percebi que o avião estava descendo, sabia que precisava empurrar a trava da porta de emergência. Mesmo sendo atacado e ferido, consegui abrir a porta. Depois disso, os outros vieram e todos cumpriram seu papel”, relatou.
Após o pouco, Smit Machchhar foi levado a um hospital em Tabuk. Posteriormente, ele foi transferido para Abu Dhabi, onde se recupera. O estado de saúde dele é considerado estável.
“Encaro isso como uma jornada que está acontecendo lentamente e que levará tempo, mas estou confiante de que a recuperação virá e que voltarei a ficar em forma e saudável”, disse.
Narendra Modi disse ao piloto que o país está rezando por ele e tem orgulho da atitude ele. “A sua coragem, a sua paciência e o seu discernimento permitiram tomar decisões em uma fração de segundo e salvar a vida de tantas pessoas”, disse.
Fonte: metropoles.com/Thays Martins