6 de agosto de 2026
Clima

Ciclone extratropical em formação no Atlântico Sul coloca Mato Grosso do Sul sob alerta para temporais e ventos de até 90 km/h

Fenômeno deve sofrer rápida intensificação (“ciclone-bomba”); região Sul do estado está sob aviso laranja de perigo para tempestades e granizo nesta quinta (6) e sexta-feira (7).

A formação de um ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul promete mudar o tempo de forma severa em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (6) e na sexta-feira (7). O avanço de instabilidades deve provocar temporais, rajadas de vento intensas, trovoadas e quedas isoladas de granizo pelo estado.

O sistema meteorológico começou a se organizar na forma de um cavado sobre o norte da Argentina e o Paraguai, evoluindo para um centro de baixa pressão entre o Uruguai e o litoral do Rio Grande do Sul. A tendência apontada pela meteorologia é de que o fenômeno passe por uma rápida intensificação — conhecida como “bombogênese” ou “ciclone-bomba” —, apresentando uma queda brusca de pressão atmosférica que pode atingir seu ponto mais crítico no sábado (8).

Alertas meteorológicos e áreas de risco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas específicos para o estado:

  • Aviso Laranja (Perigo): Válido para a região sul de Mato Grosso do Sul, onde os efeitos do sistema serão mais severos. Estão previstas rajadas de vento que podem se aproximar dos 90 km/h, além de risco elevado de temporais e queda de granizo.
  • Aviso Amarelo (Perigo Potencial): Vigente nas demais regiões do estado para tempestades e vendavais. Na faixa nordeste, o alerta amarelo se estende também para a baixa umidade relativa do ar.

Para a sexta-feira (7), a previsão é de manutenção do aviso amarelo para vendavais em todo o território sul-mato-grossense.

Evolução do tempo e temperaturas

A instabilidade ganha força de forma gradual ao longo do dia:

  • Manhã: Pancadas de chuva isoladas, concentradas principalmente nas cidades próximas à divisa com o Paraná.
  • Tarde: A chuva ganha intensidade, acompanhada de trovoadas na maior parte do estado.
  • Noite: O tempo severo persiste na faixa centro-sul, enquanto o restante do estado registra chuvas isoladas.

Em Campo Grande, os termômetros devem variar entre 20°C e 31°C, com previsão de céu nublado, pancadas de chuva e trovoadas ao longo de todo o período. Cidades do extremo sul, como Sete Quedas e Paranhos, registram as menores mínimas do estado (16°C) e máximas que chegam aos 33°C. Na região do Pantanal, Corumbá pode registrar máxima de 37°C com pancadas isoladas entre a tarde e a noite. Já em Dourados e Três Lagoas, as máximas chegam a 35°C.

Após a passagem do sistema, a entrada de uma massa de ar frio pela Região Sul do país trará declínio nas temperaturas em áreas de Mato Grosso do Sul nos dias seguintes.

Com informações no Inmet. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *