Rubio diz que acordo entre EUA e Irã ainda pode ser fechado nesta segunda

Secretário de Estado americano afirma que há uma proposta “sólida” para reabrir o estreito de Ormuz e diz acreditar em negociações sobre o programa nuclear iraniano Foto: MANAN VATSYAYANA

O secretário de Estado dos Estados UnidosMarco Rubio, afirmou nesta segunda-feira, 25, que ainda há possibilidade de um acordo entre Washington e o Irã para encerrar o conflito e reabrir o estreito de Ormuz, rota estratégica para o transporte global de petróleo e gás.

“Pensávamos que talvez tivéssemos notícias ontem à noite ou hoje, mas eu não daria muita importância a isso”, disse Rubio durante visita oficial a Nova Délhi, na Índia.

Segundo o chefe da diplomacia americana, os EUA apresentaram “uma proposta bastante sólida” para garantir a reabertura do estreito, bloqueado de fato pelo Irã em meio à escalada das tensões no Oriente Médio.

“A proposta conta com muito apoio no Golfo. Todos os países com os quais discutimos isso entendem que não apenas é muito razoável, mas também o correto para o mundo”, afirmou.

Rubio também declarou acreditar que Teerã aceitaria iniciar “uma negociação real, significativa e com prazo limitado” sobre o programa nuclear iraniano.

As declarações ocorreram após o presidente dos EUA, Donald Trump, reduzir no domingo as expectativas sobre um acordo imediato. Segundo Rubio, Trump orientou os negociadores americanos a não “se apressarem”.

“Ele não tem pressa, não fará um acordo ruim. O presidente não vai assinar um mau acordo”, afirmou o secretário.

Rubio ainda comentou a situação envolvendo Israel e reiterou o apoio americano ao direito de defesa do aliado no Oriente Médio.

“Israel sempre tem o direito de se defender. Se o Hezbollah lançar mísseis contra eles, Israel tem todo o direito de responder”, disse./AFP

Fonte: msn.com/História de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *