“Terrível tragédia”, diz premiê do Canadá sobre tiroteio com 10 mortos
Atentado ocorreu nesta terça-feira (10/2) em Tumbler Ridge, na província canadense da Colúmbia Britânica/Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um tiroteio em uma escola do Canadá deixou nove pessoas mortas nesta terça-feira (10/2). Sete delas abatidas em uma escola secundária e duas em uma residência próxima, informou a polícia federal. A autora dos disparos teria tirado a própria vida logo depois da chacina, dizem as autoridades locais.
Em mensagem publicada no X, o primeiro-ministro Mark Carney afirmou estar “consternado” com a “terrível tragédia”. “Eu me junto às canadenses e aos canadenses para expressar minha solidariedade com aqueles cujas vidas foram irrevogavelmente abaladas hoje (terça-feira), e para saudar a coragem e o altruísmo dos primeiros socorristas que arriscaram suas vidas para proteger seus conterrâneos”, escreveu.
A prefeitura da cidade afirmou em comunicado que “nenhuma palavra pode expressar a dor que nossa comunidade sente esta noite”.
“Foi uma situação que evoluiu rapidamente e de forma dinâmica, e a rápida cooperação da escola, dos primeiros socorristas e dos moradores desempenhou um papel crucial em nossa resposta”, disse Ken Floyd, autoridade policial que descreveu como “horrível” a cena encontrada pelas equipes ao chegar à escola. “Este dia foi muito difícil e emocionalmente forte para nossa comunidade”, declarou.
O prefeito de Tumbler Ridge, Darryl Krakowka, disse que toda a cidade estava de luto. “É terrível. Moro aqui há dezoito anos. Provavelmente conheço cada uma das vítimas”.
Durante a tarde, o tiroteio levou ao confinamento dos moradores de Tumbler Ridge e das áreas próximas. A polícia pediu por mensagem de texto que os habitantes permanecessem em casa e evitassem a área próxima da escola.
“Tranquem as portas”
“Tranquem as portas e aguardem orientação da polícia”, dizia a mensagem de alerta que descrevia a suspeita como “uma mulher de cabelos castanhos usando um vestido. Não se aproximem”, detalhou o jornal canadense National Post.
A cidade é conhecida por seu turismo ao ar livre, devido à proximidade das montanhas e de um parque geológico. No fim da tarde, a polícia “suspendeu o alerta de emergência em Tumbler Ridge. Por não acreditar que haja suspeitos foragidos nem ameaça ao público”, afirmou no X a ministra da Segurança Pública da província.
Fonte: metropoles.com/RFI