SUS pode passar a fornecer tratamento completo para TDAH

O texto propõe a oferta de medicamentos à base de lisdexanfetamina, considerada uma das principais terapias farmacológicas para o TDAH.Arte Congresso em Foco

De autoria da deputada federal Clarissa Tércio (PP-PE), o projeto de lei 6.002/2025 propõe oferecer o acesso integral ao tratamento do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta prevê avaliação, diagnóstico, acompanhamento multiprofissional e fornecimento de medicamentos, incluindo opções à base de lisdexanfetamina, substância considerada uma das principais terapias farmacológicas para o transtorno.

Pelo texto, o acesso aos remédios ficará condicionado à apresentação de laudo médico detalhado, prescrição atualizada e demais documentos exigidos pelos protocolos do Ministério da Saúde. O acompanhamento deverá ser periódico e realizado por equipe multidisciplinar, com monitoramento da resposta ao tratamento e revisão da necessidade de continuidade do uso medicamentoso.

A parlamentar argumenta que o custo dos medicamentos, especialmente os de liberação prolongada, representa um obstáculo para famílias de baixa renda, podendo comprometer até 30% da renda mensal.

“Além de reduzir desigualdades regionais e socioeconômicas, esta política contribui para a melhora do desempenho escolar, redução do abandono escolar, ampliação da produtividade laboral, diminuição de conflitos familiares e aprimoramento da qualidade de vida de milhares de cidadãos.”

O projeto ainda determina que o Ministério da Saúde regulamente a medida, definindo fluxos assistenciais, parâmetros de dispensação e mecanismos de monitoramento.

Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado na Câmara e no Senado e ser sancionado pela Presidência.

Confira a íntegra do projeto.

Fonte: congressoemfoco.com.br/Congresso em Foco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *