Polícia Federal investiga traficante que vendia ‘molécula do espírito’
Os pacotes eram enviados a países como Alemanha, Austrália, Bélgica, Estados Unidos, Espanha e França/Foto: Reprodução
A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (20/2), uma operação para desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas que utilizava o serviço postal para enviar entorpecentes a diversos países. Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão em Conselheiro Lafaiete (MG) e dois em Caranaíba (MG).
As investigações começaram após a apreensão de mais de 20 encomendas contendo cocaína e dimetiltriptamina (DMT) – uma substância psicotrópica alucinógena proibida no Brasil, conhecida como ‘molécula do espírito’, princípio ativo da Ayahuasca. Os pacotes eram enviados a países como Alemanha, Austrália, Bélgica, Estados Unidos, Espanha e França.
Em abril de 2024, a Polícia Federal realizou uma prisão em flagrante do principal responsável pelo esquema no momento em que ele tentava despachar uma nova remessa de cocaína para a Austrália.
Além disso, as investigações indicam a possível participação de um segundo suspeito, responsável pelo armazenamento das drogas e pela produção do DMT destinado à exportação. Caso sua participação seja confirmada, ele poderá responder pelo crime de tráfico internacional de drogas, com pena de até 15 anos de reclusão.
Fonte: metropoles.com/Mirelle Pinheiro