Polícia do Canadá revisa número de mortos em tiroteio de Tumble Ridge

Inicialmente, foram relatadas 10 mortes, no entanto, número foi revisado pela polícia. Entre os mortos está a atiradora/Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A Polícia Montada Real Canadense (RCMP) revisou o número de mortos no tiroteio em uma escola de ensino médio em Tumbler Ridge, província da Colúmbia Britânica. De acordo com a corporação, nove pessoas morreram no ataque, incluindo a atiradora, que se matou. Inicialmente, a informação era de que havia 10 mortos.

Durante entrevista coletiva, a polícia revelou que uma das vítimas dada como morta a caminho do hospital está viva. O estado de saúde dela é grave.

Ainda segundo a polícia, o ataque deixou mais de 25 pessoas feridas. A maioria das vítimas na escola nasceu em 2012 e 2013, ou seja, tinha entre 12 e 14 anos.

Ataque a tiros

  • O ataque ocorreu por volta das 13h20 no horário local (19h20 em Brasília), na Tumbler Ridge Secondary School, instituição que atende cerca de 160 alunos em uma cidade de pouco mais de 2 mil habitantes.
  • A mãe e o irmão da jovem de 18 anos apontada como autora do ataque a tiros também estão entre as vítimas. Os corpos deles foram encontrados em uma residência próxima a instituição escolar.
  • A suspeita foi identificada como Jesse Van Rootselaar, de 18 anos, ex-aluna da escola que havia abandonado os estudos. Os policiais que atenderam à ocorrência apreenderam uma arma longa e uma pistola modificada no local.

Vítimas

Segundo as autoridades, ao menos nove pessoas morreram, incluindo a autora do ataque. Seis pessoas foram encontradas mortas dentro da escola e uma morreu a caminho do hospital. Outras duas vítimas estavam na residência ligada ao caso, que são a mãe o meio-irmão dela, de 11 anos. O corpo da atiradora foi localizado na escola.

Inicialmente, o balanço apontava 10 vítimas, mas as autoridades revisaram o número de mortos na tarde desta quarta, afirmando que uma das vítimas que se acreditava ter morrido em decorrência dos ferimentos sobreviveu.

A polícia informou que a suspeita, aparentemente, tirou a própria vida. Em coletiva, as autoridades não confirmaram quantos mortos são crianças nem detalharam se a jovem era maior ou menor de 18 anos, mas que a maioria das vítimas é “bastante jovens”.

Mais de 25 pessoas ficaram feridas no tiroteio. Duas delas foram levadas de helicóptero ao hospital em estado grave. Todos os demais alunos e funcionários foram evacuados em segurança.

Tragédia

Segundo o jornal canadense Western Standard, a atiradora seria uma mulher transgênero de 18 anos que estudava na escola. Colegas teriam confirmado a identidade ao veículo e a descreveram como “tranquila” e “quieta”.

A RCMP informou que investigará todas as circunstâncias do caso e que, até o momento, não há indícios de envolvimento de outras pessoas. As autoridades também disseram que a polícia já havia comparecido à residência da jovem em outras ocasiões, nos últimos anos, para tratar de preocupações relacionadas à saúde mental dela. A motivação do crime ainda é desconhecida.

O primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, David Eby, classificou o episódio como “uma tragédia inimaginável” e afirmou que o ataque está entre os mais mortais desse tipo na história do país.

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, declarou estar “devastado” e manifestou solidariedade aos moradores da província. A ministra da Segurança Pública e procuradora-geral da Colúmbia Britânica, Nina Krieger, disse que a comunidade vive um “incidente profundamente perturbador”.

As escolas primária e secundária de Tumbler Ridge informaram que permanecerão fechadas pelo restante da semana. O distrito afirmou que trabalha para disponibilizar apoio à comunidade e que divulgará informações sobre os serviços oferecidos.

Fonte: metropoles.com/Laura Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *