Na data de comemoração dos 40 anos do SINDETRAN-MS, Bruno Alves e diretoria tomam posse para novo mandato com foco na valorização do servidor

Em uma cerimônia carregada de simbolismo e força política, Bruno Alves da Silva Nascimento juntamente à sua diretoria tomaram posse na tarde desta terça-feira (20), no auditório do Detran-MS para a gestão 2026-2029 do Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (SINDETRAN-MS). O evento não celebrou apenas a continuidade do trabalho aprovado pela categoria, mas também os 40 anos de fundação da entidade, destacando Bruno — também integrante do Fórum dos Servidores Públicos de MS — como uma das vozes influentes do funcionalismo público atual.

A nova diretoria assume após um processo eleitoral eletrônico, realizado em 12 de dezembro de 2025, com aprovação de 96,41% dos votos válidos, em que a Chapa União e Luta foi legitimada para dar continuidade ao trabalho de defesa dos servidores.

O termo de posse foi lido pelo Presidente da Comissão Eleitoral, Jean Carlo Lacerda, que oficializou a composição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.

Estiveram presentes João César Matogrosso, Diretor Executivo do Detran-MS, Thiago Botelho, superintendente do Patrimônio da União (SPU-MS), Capitão da Polícia Militar, Thiago Mônaco, representando a presidente do União Brasil em MS, ex-deputada federal Rose Modesto. Do Fórum dos Servidores estiveram presentes Fabiano Reis (Sindijus-MS),  Mario Jurado (Sinpol-MS) e Ana Claudia Gomes (Sisalms).

“O evento de posse marca não somente um ciclo, mas ele também tem muitos efeitos simbólicos: 40 anos de sindicato como instituição, 40 anos de luta. Uma luta que tem, junto com o Detran, o mesmo tempo de existência enquanto autarquia, com conquistas e muito trabalho por valorização”, ressaltou Bruno Alves.

O presidente reforçou que o foco de sua gestão transcende as questões salariais, atingindo o propósito final do serviço público: “Espero que a gente tenha construído e trilhado um caminho plantando sementes que venham a dar frutos bons em breve, e com isso a gente consiga melhorar não só a qualidade de vida do servidor, mas também da população por intermédio dos nossos serviços. O serviço principal do servidor é salvar vidas nas vias públicas e formar um bom condutor”, declarou.

Finalizando com um tom combativo, Alves deixou claro que a nova gestão não recuará diante de desafios: “O nosso maior interesse é a defesa do servidor, defendendo e denunciando, sem medo, porque é isso que nos move”.

Principais metas

Entre as prioridades destacadas durante o evento estão:

  • A implementação definitiva do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração);
  • A busca pela jornada de 6 horas e a autonomia administrativa do DETRAN;
  • A criação do auxílio saúde para ativos e aposentados;
  • A valorização e formação política contínua dos servidores.

Diretoria Executiva – União e Luta

  • Bruno Alves (Presidente
  • Ederson Ferreira Pedroso (Vice-Presidente)
  • Rafael Ferreira Tolotti (Diretor Executivo e Jurídico)
  • Adriana Conceição Rocha (Administração e Finanças)
  • Soila de Souza Elias (Formação Sindical)
  • Marcílio Xavier de Souza (Comunicação e Esportes)
  • 1.º Suplente d e Diretoria: Pio de Araújo Filho
  • 2.º Suplente de Diretoria: Leandro Martins Arévalo

Conselho Fiscal

1.º Membro do Conselho Fiscal: Rosevalde Arruda do Amaral
2.º Membro do Conselho Fiscal: Eder Batista Angelo
3.º Membro do Conselho Fiscal: Elias Nunes Vieira
1.º Suplente do Conselho Fiscal: Patrick Rodrigues Cabriotti
2.º Suplente do Conselho Fiscal: José Ladário Pardo Sanches

Fonte: Roberta Cáceres | Jornal Servidor Público MS
Fotos: Michelle Akamine | Assessoria Sindetran-MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *