Moradores mostram indignação em abaixo-assinado contra reajuste abusivo no IPTU 2026

Prefeita, ao lado de Tereza Cristina: não volta ao desconto de 20% nem vai baixar o IPTU (Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado)

A ADVI (Associação de Advogados Independentes) lançou petição pública para colher assinaturas contra o aumento abusivo de até 396% no valor do IPTU 2026 em Campo Grande. Cerca de 2 mil moradores já assinaram a petição e mostram a indignação com a gestão de Adriane Lopes, que deixou a cidade abandonada e tomada por buracos, e contra os vereadores, que consideram fracos para o atual momento político.

 O objetivo é mostrar a insatisfação da sociedade com o reajuste acima da inflação do tributo e da taxa do lixo e o fim do desconto de 20%.

Em entrevista nesta quinta-feira (8), a prefeita Adriane Lopes (PP) defendeu o aumento por considera-lo fundamental para as finanças da prefeitura. Ela ainda aconselhou o povo a se conformar com o fim do desconto de 20%, porque o abate é muito inferior em outras cidades do País.

Até o momento, a “Luta em favor dos campo-grandenses Contra o aumento abusivo do IPTU e da Taxa de Lixo” contava com pouco mais de 2mil assinaturas. “O que se verifica é uma elevação abusiva, ilegal e desproporcional do valor final cobrado, com percentuais muito superiores aos praticados em exercícios anteriores, sem qualquer explicação clara ao contribuinte”, alertou.

Clique aqui para assinar a petição

Na petição, além do aumento abusivo, a entidade aponta outros problemas, como a falta de transparência, a falta de divulgação dos critérios técnicos e a falta de debate sobre o aumento extorsivo na taxa do lixo.

“Essa conduta viola a Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica do Município de Campo Grande/MS e a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011)”, afirmou.

“Diante disso, os cidadãos e contribuintes que assinam esta petição pública exigem:

  • Atendimento digno à população
  • Que a Prefeitura organize uma força-tarefa de atendimento, com horário ampliado (das 7h às 22h), para atender a população, especialmente idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, diante das longas filas e da alta procura.
  • Limite ao aumento à inflação
  • Que o valor final do IPTU e da Taxa de Lixo de 2026 seja limitado ao índice da inflação (IPCA – 5,32%), sem aumento real, já que esse é o único reajuste possível sem autorização da Câmara.
  • Manutenção do desconto histórico de 20%”.

Indignação, revolta e raiva

“Não podemos aceitar cobranças abusivas sendo que o aumento do salário mínimo teve aumento pífio e ainda o retorno dos benefícios para a população praticamente inexiste”, afirmou uma adepta do abaixo-assinado.

Confira algumas manifestações:

“Meu iptu teve um aumento de mais de 60%.Acho um abuso com a população de CAMPO GRANDE”.

“Iptu do meu terreno em bairro baixo custar 2.800 reais, um absurdo dos absurdos ,e dizer que o aumento foi devido aumento de residências melhorada , o somente o terreno porque esse valor se não tem nada construído!”

“Acho um absurdo o que vem acontecendo no cenário político. Que paga por tudo é a parte fraca, população. Não aguentamos mais tanto imposto e aumentos”

“Cidade está abandonada, buracos e mato por todo lado , e ainda quer aumentar IPTU com valor abusivo !!!!”

“Meu IPTU teve um aumento de mais de 60%.Acho um abuso com a população de CAMPO GRANDE”

“Um absurdo esse aumento do IPTU, e junto a retirada dos 20%. Essa prefeita não tem condições de continuar na administração é péssima sua gestão.”

“Cidade está num buraco só”

“Muito fraca essa prefeita e esse conjunto de vereadores!!!”

Fonte: ojacare.com.br/By Edivaldo Bitencourt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *