Lula critica Trump: “Quer governar o mundo pelo Twitter”

Declaração do presidente foi dada durante entrega de residências do Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Sul/Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (20), durante evento no Rio Grande do Sul, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenta “governar o mundo” por meio das redes sociais. Segundo Lula, tudo o que o republicano publica nas plataformas digitais acaba repercutindo globalmente.

“Vocês já perceberam que o presidente (Donald) Trump quer governar o mundo pelo Twitter (X)? É fantástico. Todo dia ele fala uma coisa e todo dia o mundo fala coisa que ele falou. Todo dia”, declarou o titular do Planalto.

O petista continuou: “Você acha que é possível, gente? É possível eu tratar do povo com respeito se eu não olhar na cara de vocês? Se eu achar que vocês são objeto, e não ser humano?”.

A declaração foi dada durante um evento em Rio Grande (RS), que marcou a entrega de 1.276 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. Na ocasião, Lula entregou as chaves de novas residências a famílias contempladas pelo empreendimento Junção, que contou com o investimento total de R$ 123,6 milhões.

Cenário político

A citação ao presidente dos Estados Unidos ocorre no momento em que o governo brasileiro analisa o convite para integrar o Conselho da Paz, idealizado por Trump, para coordenar os esforços de transição política, segurança e reconstrução da Faixa de Gaza. O convite foi encaminhado por Washington à Embaixada Brasileira nos EUA na última sexta-feira (16/1).

A equipe de Lula tem estudado o documento antes de enviar resposta aos EUA. Eles buscam entender pontos como:

  • Os objetivos centrais do colegiado;
  • Qual será a composição do grupo e qual o posicionamento diplomático e político desses países em relação ao conflito na Faixa de Gaza;
  • Os possíveis impactos orçamentários e obrigações financeiras decorrentes das decisões que venham a ser tomadas no âmbito do conselho.

Trump completa nesta terça (20/1) um ano no cargo em seu segundo mandato e tem assombrado aliados históricos dos EUA, como a Europa, com ameaças tarifárias e de anexação do território da Groenlândia.

Críticas

Durante o discurso, Lula também criticou o uso excessivo do celular e da internet, e alertou sobre a disseminação de notícias falsas.

“Não é possível esse país estar subordinado à leviandade da mentira, de pessoas que não têm respeito a crianças, a mulheres, a pessoas idosas e acham que podem ficar mentindo 24 horas por dia na internet. E todos vocês aprenderam, desde pequeno, que é mais fácil acreditar na mentira do que na verdade, porque a verdade você tem que explicar, a mentira você só tem que falar. E tem muita mentira”, disse o presidente.

O chefe do Executivo ainda declarou que não permitirá que a população brasileira “esteja subordinada à leviandade, à mentira, à falta de respeito”.

Fonte: metropoles.com/Daniela Santos, Alice Groth

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *