Lançamento de livro sobre Equidade Racial reforça compromisso com uma educação antirracista e inclusiva

O auditório da ACP recebeu, no último sábado (4), o lançamento do livro “Equidade Racial na Educação Brasileira e a Formação para a Educação das Relações Étnico-Raciais”, de autoria de Eugênia Portela de Siqueira Marques, Lourival dos Santos e Thaize de Souza Reis. A obra marca um importante momento na consolidação das políticas públicas voltadas à equidade racial na educação brasileira, sintetizando reflexões e avanços conquistados ao longo das últimas décadas.


Durante o evento, educadores, sindicalistas, pesquisadores e militantes do movimento negro se reuniram para celebrar uma produção que reafirma a necessidade de uma educação comprometida com a diversidade, a reparação histórica e a justiça social.


A professora Eugênia Portela, que integra o Coletivo Ensino e Pesquisa da ACP, destacou que o livro é fruto direto da retomada de investimentos federais na área da diversidade e das relações étnico-raciais. “Esse livro representa o fortalecimento de políticas públicas que nasceram de muitas lutas e que agora voltam a ter espaço e investimento”, afirmou.


“A gestão atual da ACP por meio do combate ao racismo coletivo coordenado pela professora Eva Assis de Souza e o meu de Ensino e Pesquisa tem desenvolvido um papel fundamental no sentido de que a gente contribui com palestras, com cursos e agora com a produção desse material que será utilizado na formação continuada de professores. Muito importante o sindicato também fazer parte de um desafio tão necessário na sociedade que é combater o racismo e promover uma educação antirracista”, explica Eugênia.


Eugênia lembrou ainda que, apesar da luta histórica do Movimento Negro, o racismo no ambiente escolar continua sendo uma das expressões mais profundas do racismo estrutural brasileiro. O lançamento de “Equidade Racial na Educação Brasileira e a Formação para a Educação das Relações Étnico-Raciais” reforça o compromisso coletivo de docentes, pesquisadores e entidades sindicais com a promoção de uma educação antirracista, inclusiva e comprometida com a transformação social.


Através desse livro será possível aprimorar as práticas pedagógicas, como trabalhar na escola numa perspectiva de educar diante das diversidades raciais e desenvolver projetos para contribuir na formação das crianças para que elas compreendam que ser diferente não significa ser inferior. Cada um possui as suas próprias características, a sua raça, a sua etnia e cabe a educação mostrar que é possível convivermos todos buscando uma sociedade justa e equitativa e não igualitária, porque iguais nós não somos”, finaliza.

Confira algumas fotos do evento:

Fonte: acpms.com.br/Comunicação ACP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *