HMPV: China enfrenta surto de infecções por metapneumovírus

Chengdu/China-Feb.2020: New type coronavirus pneumonia in Wuhan has been spreading into many cities in China. Wearing masks, people lined up for temperature checks before entering the Chunxi Road, downtown mall in Chengdu,China,which is Chengdu’s most famous shopping street and has numerous stores for shopping.© caoyu36/istock

A China está enfrentando um aumento nas infecções por um vírus respiratório, o metapneumovírus ( HMPV ) que levou a novas medidas de monitoramento.

O vírus teve um aumento de casos nas províncias do norte da China neste inverno, principalmente entre crianças. O surto ocorre cinco anos depois que o mundo foi alertado pela primeira vez sobre o surgimento de um novo coronavírus em Wuhan, na China, que mais tarde se transformou em uma pandemia global.

O que é HMPV?

O metapneumovírus humano, ou HMPV, é um vírus respiratório que causa sintomas semelhantes aos do resfriado comum e da gripe. Embora a doença seja tipicamente branda, ela pode levar a complicações graves, como pneumonia, particularmente em bebês, idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.

Não há vacina ou tratamento antiviral específico para HMPV; o tratamento envolve principalmente o controle dos sintomas.

A doença é da mesma família do vírus sincicial respiratório (VSR) e existe desde pelo menos 2001, quando foi identificada pela primeira vez na Holanda. Seus surtos se concentram durante as estações mais frias do ano.

Como o HMPV se espalha?

O HMPV se propaga de forma semelhante a outros vírus respiratórios, através de gotículas respiratórias espalhadas ao tossir ou espirrar. Também pode ocorrer por meio de apertos de mão ou toques ou contato com superfícies contaminadas. Por exemplo: se uma pessoa tocar objetos infectados e depois levar as mãos ao rosto, pode se contaminar. 

O quão preocupante é o vírus?

Especialistas em saúde dizem que o risco de outra pandemia semelhante à da covid é baixo. Isso se deve em parte porque o HMPV já existe há várias décadas e há um nível de imunidade na população global, ao contrário da covid-19, que era uma nova doença que nunca havia infectado humanos antes.

Fonte: msn.com/História de Silvia Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *