Fórum dos Servidores Públicos intensifica debate sobre concursos e Reforma Administrativa em reunião na Fetems
Coordenadores e representantes sindicais se reúnem para discutir impactos da falta de concursos na previdência estadual e planejam ações para defender direitos dos servidores em Brasília.
O Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul realizou uma importante reunião na manhã desta terça-feira, 22 de julho, na sede da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), para discutir pautas cruciais que afetam os trabalhadores estaduais. O encontro contou com a presença de Fabiano Reis (Sindijus-MS) e Bruno Alves (Sidetran-MS), da secretária-geral Ellayne Fátima Loureiro de Freitas (Sinmasul), além de Alexandre Bueno (Sintss), Ana Cláudia Gomes (Sisalms), presidente Deumeires Morais e Jaime Teixeira, ambos da Fetems.
Alerta sobre concursos e previdência estadual
Um dos pontos da discussão foi o impacto da ausência de concursos públicos na previdência estadual. A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) destacou o elevado número de professores contratados atualmente, o que, segundo a entidade, tem gerado distorções no sistema previdenciário. Diante desse cenário, a FETEMS propôs a organização de um ato público em defesa da realização de concursos em todas categorias dos servidores.
Reforma Administrativa
A preocupação com a Reforma Administrativa em âmbito nacional também foi uma pauta prioritária. Ana Cláudia, do Sisalms, expressou o temor de que a reforma seja colocada em votação “a toque de caixa” no Congresso Nacional, possivelmente no início do segundo semestre. “A Reforma Administrativa é um debate urgente, tendo movimentação lá em Brasília. Inclusive há um receio de que a reforma seja colocada no começo do segundo semestre no Congresso Nacional e que seja colocada para votação a toque de caixa”, alertou. O Fórum planeja um dia para conscientizar a população e os deputados federais sobre os riscos e o manejo dessa pauta.
Fabiano Reis, coordenador do Fórum, reforçou a importância da união sindical. “As causas que são em comum a todos os servidores públicos do Estado, a gente ganha força unindo todos os sindicatos nesse fórum”, afirmou. Ele enfatizou que a Reforma Administrativa está diretamente ligada à preservação de direitos históricos dos servidores, como o plano de cargos e carreiras e o auxílio-alimentação.
Próximos passos
Ao final da reunião, ficou encaminhada a possibilidade da realização de uma plenária unificada, com data a ser confirmada, para aprofundar o debate sobre essas questões. A plenária será realizada no plenário da FETEMS e a proposta é convidar deputados federais do campo progressista para dialogar sobre os riscos iminentes e buscar caminhos de enfrentamento coletivo.
Alexandre Bueno (Sintss) avaliou o encontro como positivo. “Foi um diálogo bom, principalmente de aproximação do Fórum dos Servidores junto a Fetems, inclusive tendo um membro indicado da Federação dentro da entidade, o que fortalece ainda mais”, ressaltou Bueno, destacando a importância da união e representatividade no Fórum.
Fonte: Roberta Cáceres / Jornal do Servidor Público de MS
Foto: Azael Pompeu/ Fetems