Enfermagem aceita receber 13º salário em duas parcelas e encerra greve na Santa Casa
Trabalhadores protestam contra o atraso no pagamento do 13º. (Foto: Reprodução/Sintesaude)
Trabalhadores da enfermagem aceitaram proposta da direção da Santa Casa e decidiram encerrar a greve iniciada na segunda-feira (22). O acordo prevê o pagamento de 50% do 13% salário dos funcionários nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, e a metade restante, em 10 de janeiro de 2026.
A paralisação teve momentos de tensão na tarde desta terça-feira (23), os grevistas intensificaram as manifestações e a Polícia Militar foi acionada, mas não houve confronto.
De acordo com o presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, cada categoria está negociando as condições para o pagamento do 13º.
“Nós estamos mobilizados em conjunto porque o objetivo é o mesmo, mas cada sindicato representa a sua classe. Nada mais justo do que eu trazer essa informação diretamente para a minha categoria”, afirmou o sindicalista ao site Campo Grande News.
O Siems havia ajuizado uma ação civil coletiva no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região com pedido de pagamento do 13º salário imediatamente de forma integral.
Antes de decidir, o juiz Leonardo Ely, da 6ª Vara de Trabalho de Campo Grande, deu como prazo até o fim desta quarta-feira, para a direção do hospital se manifestar sobre o pedido de tutela de urgência, conforme despacho de segunda-feira (22).
Com o acordo entre trabalhadores da enfermagem e a Santa Casa, o processo deve ser encerrado.
O Sinmed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) também ajuizou um processo com o mesmo objetivo.
Sem receber o 13º, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, e funcionários do setor administrativo fazem protestos desde a manhã de segunda-feira e prosseguiram nesta terça-feira (23).
Os profissionais não aceitam a proposta de parcelamento apresentada pela Santa Casa. De acordo com a lei, o 13º salário pode ser pago em duas parcelas, uma até o dia 30 de novembro e outra até 20 de dezembro.
Fonte: ojacare.com.br/By Richelieu de Carlo