Em meio a buracos e confusões, população recorre a parcelamento para pagar IPTU

Central de Atendimento ao Cidadão (Foto: Priscilla Peres)

Não teve jeito, apesar de toda a movimentação no judiciário e na Câmara de Vereadores, a população de Campo Grande terá de pagar o IPTU com reajuste abusivo de 396% e a forma encontrada é parcelar o imposto, que pesa no bolso do contribuinte, que ainda precisa lidar com a situação precária da gestão municipal, que inclui buracos nas ruas e falta de remédio em unidades de saúde, entre outros.

Na manhã desta quarta-feira (11), muitos campo-grandenses recorreram à Central de Atendimento ao Cidadão para tentar negociar o pagamento do IPTU. Apesar da prefeitura recomendar pegar os boletos no sistema, muitos ainda preferem o atendimento presencial.

Um dos casos foi da aposentada Elisabete Silva, que mora no Portal Caiobá e foi até a central para pedir a isenção do IPTU de 2026, mas descobriu que está devendo o imposto do ano passado. “O ano passado não chegou nenhum boleto, eu achei que estava isenta por ser aposentada, mas agora vou ter que pagar quase R$ 800”, disse ela que é aposentada desde 2007 e por um erro da prefeitura terá de pagar o imposto de 2025.

“É muito difícil, eu não tenho dinheiro, parcelei em 5 vezes de R$ 167, mas nem sei se vou conseguir pagar, porque só recebo minha aposentadoria”, desabafou Elizabete, que mora em uma rua sem asfalto na região periférica de Campo Grande e acha injusto o valor do imposto.

O motorista de aplicativo, Nelson dos Santos, acompanhou as notícias do IPTU e viu que terá de pagar o imposto mesmo com o reajuste acima da inflação. “Subiu sim meu IPTU, vou ter que parcelar, porque não tem como pagar à vista”, disse ele que ainda desabafa sobre as ruas. “Eu moro no Los Angeles, meu IPTU veio muito caro e toda semana é um prejuízo no carro por conta dos buracos”, disse.

A situação é a mesma para Silvana Marinho, que precisa pagar o IPTU de três imóveis da família e vive renegociando para conseguir dar conta das contas, apesar de ter dois empregos. “Esse ano subiu o IPTU e vou ter que fazer um novo parcelamento porque é muita conta. Paga um absurdo e as ruas estão cheias de buraco, o carro vive na oficina, é um gasto sem fim”.

A prefeitura de Campo Grande manteve as datas para o pagamento do IPTU 2026. Á vista o vencimento é em 12 de fevereiro e parcelado, todo dia 10. Quem não pagou a primeira parcela ou não recebeu o boleto, pode encontrar as informações no site https://iptu.campogrande.ms.gov.br/.

Fonte: ojacare.com.br/By Priscilla Peres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *