Chuvas persistem no Sudeste, Centro-Oeste e Norte nesta sexta-feira

Brasil tem avisos de perigo potencial para chuvas intensas. Sul e Nordeste devem ter dias ensolarados. Confira a previsão/VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Seguindo a tendência do início da semana, as chuvas persistem na regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país nesta sexta-feira (19/12). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nessas localidades os estados estão sob alerta de perigo e perigo potencial para chuvas intensas, influenciados por uma frente fria.

Segundo o órgão, a precipitação acumulada pode chegar a 50 mm/dia, e os ventos podem ultrapassar a marca dos 60 km/h em estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais. A máxima é de 27 °C para capital fluminense e 26°C para Belo Horizonte (MG).

Apesar das fortes chuvas, as temperaturas seguem elevadas, já que as instabilidades marcam a última semana da primavera e o início do verão. Em razão disso, os temporais podem ser isolados ou acompanhados de rajadas, trovoadas e possibilidade de queda de granizo.

Instabilidades

As tempestades também atingem o norte do Brasil. Capitais como Manaus (AM), Belém (PA) e Macapá (AP) apresentam grandes volumes de chuva, além de altas temperaturas. A máxima chega a 32°C nas capitais do Amazonas e do Pará, e a 33°C na do Amapá.

A frente também favorece condições climáticas instáveis na Região Centro-Oeste do país. De acordo com dados do Inmet, precipitações, acompanhadas de raios e ventos de até 100 km/h, são esperadas para estados como Mato Grosso e Goiás, além do Distrito Federal. Os termômetros marcam máxima de 30°C em Cuiabá (MT) e Goiânia (GO), além de 25°C em Brasília.

Dias ensolarados

Diferente das demais regiões, o Sul e Nordeste devem ter uma sexta-feira ensolarada, sem possibilidade de chuva. Os termômetros sobem em Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), e marcam 33°C e 28°C, respectivamente.

O litoral do Nordeste segue com altas temperaturas e sem chuvas. Porém, segundo a Climatempo, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) da atmosfera, próximo ao Nordeste, deve favorecer o aumento das chuvas em áreas do interior da região, especialmente em locais onde não chovia há algum tempo, além da presença de uma baixa pressão entre o Maranhão e o Piauí.

A mudança no padrão do tempo traz alívio após dias de baixa umidade do ar, mas também eleva a atenção para episódios de chuva de moderada a forte intensidade em pontos isolados.

Fonte: metropoles.com/Laura Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *