China retira quase 800 cidadãos do Irã devido ao conflito com Israel

A Grécia também repatriou 105 cidadãos e estrangeiros de Israel, segundo o Ministério das Relações Exteriores, nesta quarta/Foto: Reprodução

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiaku, informou, nesta quarta-feira (18/6), que quase 800 cidadãos chineses foram evacuados do Irã desde o início dos conflitos com Israel. Ao todo, mais de mil pessoas estão em processo de realocação e retirada.

A Grécia também repatriou 105 cidadãos e estrangeiros de Israel, segundo o Ministério das Relações Exteriores, nesta quarta. Além de cidadãos gregos, outras pessoas no voo incluíam cidadãos da Albânia, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, França, Alemanha, Geórgia, Hungria, Itália, Lituânia, Romênia, Suécia, Suíça e Estados Unidos.


Ofensiva israelense

  • Depois de diversas ameaças, Israel lançou o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã. O foco da operação foi o programa nuclear iraniano.
  • O principal objetivo da ação, segundo o governo israelense, é impedir que o Irã consiga construir uma arma nuclear.
  • Como resposta à operação israelense Leão Ascendente, o Irã lançou um exército de drones e mísseis contra o território de Israel.
  • Em um pronunciamento no sábado (14/6), o premiê Benjamin Netanyahu afirmou que a ofensiva deve continuar. Ele prometeu ataques contra todas as bases iranianas.

“Atualmente, 791 cidadãos chineses foram transferidos do Irã para áreas seguras”, informou o porta-voz Guo Jiakun.

De acordo com o jornal China News Service, a embaixada da China em Israel pediu, nessa terça-feira (17/6), que seus cidadãos deixem o país pelas fronteiras terrestres o mais rápido possível.

“Mais de mil outras pessoas estão em processo de realocação e retirada. A China expressa sua gratidão aos países relevantes por fornecerem total apoio e assistência”, completou Guo Jiakun, segundo o The Guardian.

Novas ofensivas

Os conflitos entre Israel e Irã chegam ao sexto dia consecutivo, com novas ofensivas de mísseis.

As Forças de Defesa de Israel informaram que atacaram um “local de produção de centrífugas e várias instalações de fabricação de armamentos pertencentes ao regime iraniano” durante a madrugada.

Fonte: metropoles.com/Giovanna Pécora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *