Cassems Odonto: Conheça 10 motivos para cuidar da saúde bucal na primeira infância

A “Cassems Odonto” — parceria entre a Caixa dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) e a Suda Odonto — inovou os atendimentos aos beneficiários nos últimos dois anos. Uma das principais preocupações é a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde bucal na primeira infância, isso porque os cuidados podem prevenir uma série de problemas que se estendem até a fase adulta do paciente.

O Jornal Servidor Público entrevistou, neste mês de novembro, o odontopediatra Daniel Borges Daniel, da Comfort Clinic Odontologia, localizada em Campo Grande, que ressaltou os benefícios de se investir na saúde bucal especializada na pediatria.

“O trabalho educativo e de conscientização das crianças é muito importante, porque é o período que ocorre a formação, tempo de criar bons hábitos de odontologia preventiva e cuidados com saúde bucal. Isso vai prevenir a saúde para o resto da vida. Eu costumo dizer que é um legado que a família pode deixar para a criança de chegar até os 20 anos de idade sem nenhuma restauração na boca”, destacou o especialista.

“Essa odontologia de acompanhamento com visitas periódicas e intervalos regulares, de acordo com o risco individual de cada criança à cárie dentária, baseado em estudos científicos de protocolos de prevenção, dá muito certo, ocorrendo uma alta adesão dos pais. Eles se conscientizam que é muito mais simples, saudável e agradável para a criança ter uma rotina preventiva no consultório odontológico”.

Os cuidados podem começar ainda na gestação, é o que explica o odontopedriatra. “Temos um trabalho educativo muito forte, desde a gestante. Nós temos um trabalho dentro da clínica com a gestante que ela pode fazer três consultas durante o período gestacional, com 3 meses, 6 meses e um pouco antes da criança nascer, e quarta consulta ela vem com o bebezinho com três meses de idade, sem dentes ainda, mas com o foco na prevenção”.

“Depois do primeiro dente, o bebezinho já começa o protocolo preventivo. Nas primeiras consultas até chora, mas normalmente a partir dos dois anos já está adaptado ao ambiente odontológico”.

10 motivos para cuidar da saúde bucal:

1 – Evitar perda dentária precoce: A perda precoce de dentes de leite, por exemplo, ocorre por conta de ferimentos e doenças. É muito comum que isso ocorra por conta da doença periodontal, inflamação e infecção nas gengivas, que não são tratadas;

2- Evitar doenças cardíacas: A infecção bucal pode aumentar o risco de doenças cardíacas, pois as bactérias podem entrar na corrente sanguínea e causar inflamação nas artérias;

3- Obter hábitos de higiene e prevenção que geram saúde bucal;

4- Evitar dores futuras: Previne cáries e visitas frequentes ao dentista, além de outras alterações que podem gerar dor. Não é preciso sofrer com uma doença bucal que pode ser prevenida. A prática de higiene bucal adequada e acompanhamento regular ao dentista fazem a diferença;

5 – Prevenir diabetes descontrolado: A infecção bucal pode dificultar o controle do nível de açúcar no sangue;

6- Prevenir doenças respiratórias: As bactérias da infecção bucal podem ser aspiradas e causar infecções respiratórias;

7 – Prevenir câncer: Algumas infecções bucais podem estar relacionadas a um aumento do risco de câncer de boca e garganta;

8 – Evitar problemas durante a gravidez: Os cuidados devem acontecer desde a gestação, pois a infecção bucal da mãe pode aumentar o risco de parto prematuro e baixo peso ao nascer;

9- Economia: Evitar gastos desnecessários com tratamentos de doenças que podem ser evitadas com manutenção anual da saúde bucal. Visitas frequentes ao dentista evitam por exemplo uma cárie evoluir para um tratamento mais complexo;

10 – Prevenir doenças na gengiva: Doenças periodontais causam sangramento na gengiva. Doenças periodontais são a segunda maior causa de problemas bucais, perdendo apenas para as cáries.

Atendimento lúdico – “O atendimento lúdico é importante, mais do que isso é você entrar no universo infantil, ter experiência com cada tipo de criança, cada tipo de pai. Eu acredito que não adianta ter uma sala cheia de bichinhos se você não ter paciência e empatia com a criança. O mais importante de tudo é o relacionamento de cuidado com o paciente”, acrescentou Daniel.

“Quanto à criança especial, cada criança é única, cada problema tem que ser avaliado separadamente, até mesmo, dependendo, com uma junta médica, com psicólogo, fonoaudiólogo e cada problema é visto de uma maneira diferente”.

Consultórios móveis – Na Comfort Clinic há consultórios móveis para melhor atender os pacientes. “Temos dois consultórios móveis que podem ser usados para tratamentos das crianças com problemas muito severos que não dá para ser tratado em ambiente ambulatorial. Os pacientes da Cassems, de uma maneira ou de outra, têm que ser atendidos e o plano também cobre esse tipo de atendimento. Tem que passar por uma junta, fazer o risco cirúrgico e ver a necessidade desse tratamento hospitalar”, explicou o odontopediatra.

Avanço – “Melhorou muito, na década de 90 quando eu comecei de cada 10 crianças que chegavam no consultório, 8 tinham cáries e 2 não. Hoje inverteu de cada 10, 8 não tem cárie e 2 têm. Ou seja, 80% não tem cárie ou tem apenas algum problema muito simples de se resolver”.

“Atualmente, 99% dos nossos pacientes chegam aos 20 anos de idade sem nenhum dente restaurado e sem a experiência negativa de ter uma cárie dentária. Graças a uma parceria entre a família e o profissional”, salienta.

Conheça as vantagens da parceria entre a Cassems e a Suda Odonto:

1- ⁠Não existe mais o fator participativo para os atendimentos de odontologia, isso democratizou ainda mais o atendimento, incluindo muitos usuários que só usavam o Sistema, quando tinham dor;

2- Agendamento facilitado: Sistema online e telefônico para agendamento rápido e eficiente;

3- Atendimento personalizado: Equipe treinada para atender às necessidades específicas de cada beneficiário;

4- Tecnologia avançada: Uso de equipamentos modernos e técnicas inovadoras, com clinicas referenciadas dentro das principais cidades do MS;

5. Prevenção e educação: Foco em prevenção e educação para manter a saúde bucal;

6. Acompanhamento contínuo: Monitoramento regular do tratamento e acompanhamento pós-atendimento, com atendimentos preventivos em intervalos regulares de 6 meses, ou seja, duas vezes ao ano;

7. Redução de filas: Gestão eficiente de agendas reduz tempo de espera;

8. Qualidade garantida: Protocolos rigorosos de controle de qualidade;

9. Acesso ampliado: Maior rede de clínicas e profissionais especializados;

10- Melhoria na saúde bucal dos beneficiários.

Daniel Borges Daniel  – É formado em Odontologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 1992, e especialista em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo (USP) – Campus Bauru, em 1996. Se especializou em atendimento à pacientes especiais, gestantes e bebês.

“Desde a faculdade me identifiquei com o atendimento às crianças e mesmo antes de formar já escolhi a Odontopediatria. Em 1993, no primeiro ano de formado entrei no Hospital Geral Militar de Campo Grande já na Odontopediatria e ajudei a montar o serviço de Odontopediatria do HGeCG”.

“Naquela época, tinha uma visão que precisávamos mudar a odontologia, pois era praticada exclusivamente de forma restauradora, e partir para a odontologia preventiva com foco na educação e motivação tanto dos pais como das crianças”.

“Eu sabia que era um chamado e que estava muito forte no meu coração e eu via muitas crianças com problemas odontológicos sérios. Por isso, depois de formado, fui para a USP, em Bauru, que era o único lugar no Brasil, na época, que tinha protocolo de prevenção já bem estabelecido”, descreveu Daniel.

Serviço – Mais informações pelo site www.odontocassems.com.br, e pelos contatos da Central de Atendimento 24h: 0800 000 0552 | Whatsapp: (44) 3123-0527.  

Texto: Roberta Cáceres
Imagens: Arquivo Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *