Cassems e entidades representativas avançam em diálogo para fortalecer ações em benefício dos servidores
Uma reunião crucial entre o Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul e a Cassems foi realizada, na última quarta-feira (26), com a presença do presidente da Cassems, Ricardo Ayache, e representantes de diversos sindicatos e associações, com foco principal em apresentar os números financeiros e administrativos do plano de saúde e a busca por soluções para as demandas dos servidores.
Durante a reunião, os dirigentes sindicais apresentaram questionamentos e dúvidas frequentes sobre o plano de saúde. Além disso, foi comentado também a atuação do Fórum dos Servidores na busca por paridade e subsídio do Governo do Estado para os menores salários dos servidores.
Um dos principais encaminhamentos da reunião foi o estabelecimento de uma parceria para a realização de encontros frequentes entre o Fórum dos Servidores e a administração da Cassems, por meio de um grupo de trabalho. O objetivo é criar um canal de diálogo constante, onde os servidores possam apresentar suas demandas e a Cassems possa prestar informações de forma transparente.

“Eu penso que nós temos grandes oportunidades para avançar com a participação do Fórum dos Servidores. Por isso que nós temos que passar a fazer reuniões como essa ser algo mais frequente. E vai trazer uma oportunidade para a gente informar de uma forma transparente. Eu coloco minha equipe à disposição para que nós possamos trocar informações”, afirmou Ricardo Ayache.
O presidente da Cassems também destacou a importância do plano de saúde para os servidores e suas famílias, ressaltando a qualidade da estrutura oferecida.

“Porque é um patrimônio muito caro do ponto de vista da saúde, do ponto de vista das nossas famílias para a gente colocar em uso. Uma estrutura que não é perfeita, óbvio que não é perfeita. O que é perfeito? Além de Deus, a gente não tem essa capacidade de atingir a perfeição, mas eu tenho absoluta convicção de que nós temos a melhor estrutura de saúde, inclusive uma estrutura que ajudou a impulsionar o desenvolvimento das estruturas de saúde do nosso estado”, disse Ayache.
Bruno Alves, presidente do Sindetran-MS, ressaltou a importância da iniciativa de convidar Ricardo Ayache para conversar com as entidades sindicais, destacando a necessidade de encontrar soluções para os desafios enfrentados pela Cassems e pelos servidores.

“Essa iniciativa do Fórum dos Servidores de convidar o Ricardo Ayache para conversar com as entidades sindicais é de extrema importância, porque a Cassems foi formada pelos sindicatos, apresentando interesse dos servidores na defesa da sua saúde… Então, nessa busca nós estamos tentando achar uma solução junto com a Cassems para conseguir defender aquilo que ainda é um atrativo nesse setor público, que é um plano de saúde de qualidade”, afirmou.
Thiago Mônaco, da Coordenação do Fórum, destacou a importância do diálogo coletivo e a criação de um grupo de trabalho exclusivo para tratar das questões de saúde dos servidores.

“O Fórum dos Servidores é um organismo de debate coletivo das questões coletivas do servidor público e a saúde não é diferente, é algo que contempla todos os servidores. Então, essa reunião ocorreu para discutir a saúde e foi extremamente importante e nós tiramos alguns encaminhamentos que vão ser de grande valia nessa comunicação dos sindicados das entidades diretamente com sua base filiada para que a gente possa estreitar e qualificar o debate em relação à saúde”, disse Mônaco.
Ana Cláudia, presidente do Sisalms, ressaltou a importância de levar as informações e esclarecimentos da reunião aos servidores, destacando a necessidade de transparência na gestão do plano de saúde.
“A reunião serviu para tirar dúvidas, esclarecer e levar para os servidores. Sim, nós estamos aqui hoje nessa reunião com o presidente da Cassems representantes dos três poderes representados, o Poder Judiciário, o Poder Executivo e o Legislativo, e nós estamos aqui unidos para questionar, para nos informar, para entender o momento que estamos vivendo na Cassems… Então a gente tem que ter em mente que o servidor tem que estar a par de tudo que acontece”, afirmou Ana Cláudia.

Encaminhamentos – Além dos encontros frequentes, ficou definido que a comunicação entre a Cassems e os servidores será intensificada por meio das assessorias de comunicação dos sindicatos e associações. Um grupo de trabalho será criado para ampliar o debate e intensificar a comunicação na Capital e no interior do Estado.
A reunião contou com a participação de representantes das seguintes entidades: Sindijus-MS, Ame-MS, Sinmasul, Sisalms, Sinpol-MS, Sinpof-MS, Dieese-MS Acp-MS, Sintss-MS, Sinterpa, Fetems, Sindetran-MS e Sinder-MS.
Fonte: Roberta Cáceres / Jornal Servidor Público MS
Fotos: Roberta Cáceres