Após encontrar Motta, Lula se reúne com movimentos sociais no Planalto
Movimentos sociais e centrais sindicais entregaram a Lula o plebiscito popular em defesa do isenção do IR e fim da escala 6×1/Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na tarde desta quarta-feira (1º/10), políticos e representantes de movimentos sociais e de centrais sindicais para a entrega simbólica de um plebiscito popular em defesa das pautas da isenção do Imposto de Renda e do fim da escala de trabalho 6×1.
A reunião ocorreu no Palácio do Planalto, e contou com a presença do presidente do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva. Mais cedo, o grupo esteve na Residência Oficial da Câmara dos Deputados para entregar o documento ao presidente Hugo Motta (Republicanos-PB).
Durante o encontro, Lula disse estar “convencido” de que o projeto de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil será aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado. O plenário da Câmara analisa o texto nesta quarta.
“Eu acho que é um primeiro passo extraordinário, é uma conquista, é um primeiro sinal de justiça tributária que se faz nesse país”, disse o presidente.
“Estou convencido que a Câmara vai aprovar, estou convencido que o Senado vai aprovar. E eu estou convencido que vocês encontraram mais um jeito de fazer novas lutas nesse país”, completou.
O presidente PT, Edinho Silva, afirmou que Motta demonstrou “confiança” na aprovação do texto do relator Arthur Lira (PP-AL), incluindo os termos que tratam da compensação.
“Começa a nós efetivarmos a mudança da renda no país, a reforma da renda, os trabalhadores deixem de pagar imposto, paguem menos, o médio empresário, pequeno empresário, e que a gente comece a debater a renúncia fiscal, as isenções, as desonerações, que a gente construa um país mais justo, sem privilégios e de igualdade oportunidades”, destacou o dirigente.
Fonte: metropoles.com/Daniela Santos, Augusto Tenório