Após criticar corrupção no Tribunal de Justiça, advogado fica de fora de lista para juiz eleitoral

Após integrar lista tríplice de juiz do TRE por duas vezes, Lucas Rosa foi excluída de lista (Foto: Arquivo)

Após criticar a corrupção no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul revelada na Operação Ultima Ratio, o advogado Lucas Costa da Rosa ficou de fora da lista tríplice para definir o novo juiz eleitoral substituto. Nesta quarta-feira (19), o Tribunal Pleno do TJMS definiu os três nomes dos três advogados que serão enviados para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Conforme a votação, a lista tríplice será composta pelos advogados Fernando Bonfim Duque Estrada, Alfeu Coelho Pereira Júnior e David Rosa Barbosa Júnior. Rosa e outros dois advogados, Alexandre de Oliveira e Rafael dos Santos Paim Mendes, estavam inscritos.

O escolhido vai substituir a vaga de jurista no Tribunal Regional Eleitoral ocupada atualmente por Fernando Duque Estrada. O mandato termina no dia 4 de maio deste ano e ele pode ser reconduzido para mais um biênio.

Candidato a presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul), Lucas Rosa acabou criticando a corrupção no Judiciário revelada pela Operação Ultima Ratio, deflagrada pela Polícia Federal no dia 24 de outubro do ano passado.

Um dos alvos era a advogada Camila Bastos, então vice-presidente da OAB/MS e filha do desembargador Alexandre Bastos, que foi afastado do cargo e obrigado a usar tornozeleira eletrônica por determinação do ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça. O monitoramento eletrônico foi suspenso pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal.

Além de Bastos, o STJ afastou os desembargadores Sérgio Martins, Sideni Soncini Pimentel, Vladimir Abreu da Silva e Marcos José de Brito Rodrigues. Apenas Martins retornou ao cargo. A investigação aguarda decisão de Zanin, que vai definir a competência do inquérito.

Fonte: ojacare.com.br/By Edivaldo Bitencourt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *