Advogado cria petição para colher 100 mil assinaturas e pedir impeachment de Adriane
Protesto contra prefeita mais impopular da história recente da Capital começa a se intensificar. (Foto: Osmar Veiga/Campo Grande News)
O advogado e pré-candidato ao Senado Oswaldo Meza Baptista (DC) criou uma petição online para reunir 100 mil assinaturas e apresentar à Câmara Municipal de Campo Grande o pedido de abertura de processo de impeachment da prefeita Adriane Lopes (PP).
Oswaldo Meza justifica a medida “diante de um quadro persistente de grave desgoverno, com prejuízo direto à população, deterioração de serviços essenciais e sinais de afronta à legalidade administrativa, especialmente na gestão de tributos e na condução de políticas públicas básicas”. Até o ontem à tarde (26), a petição conseguiu 7.145 assinaturas (clique aqui para conferir).
A petição aponta quatro “fundamentos políticos e administrativos” para pedir o impeachment de Adriane. O colapso e instabilidade no fornecimento de medicamentos e na saúde pública; a crise de infraestrutura urbana, marcada pelas ruas esburacadas; o aumento abusivo do IPTU em 2026; e o “conjunto de má gestão percebida”, caracterizado pela “ausência de prioridade, quebra de confiança pública”.
“A cidade convive com reclamações recorrentes sobre falta/instabilidade de medicamentos e com disputa pública sobre estoques e gestão da assistência farmacêutica. Há registro de debate público e questionamentos sobre transparência e condução administrativa nesse tema”, diz o documento.
A deterioração do asfalto e a “sensação de abandono” em diversas regiões da Capital são apontados como tema de repercussão pública, com comparações e declarações que expõem o reconhecimento da precariedade da malha viária e da lentidão de respostas estruturais.
O advogado apresenta que há “forte controvérsia pública” envolvendo critérios e mudanças que resultaram em aumento do IPTU em 2026, com posicionamentos institucionais e medidas políticas na Câmara. O tema ganhou dimensão por alegações de que mudanças relevantes não teriam passado pela deliberação legislativa e por reação institucional do próprio Legislativo.
“A soma de problemas (saúde, vias, tributos, respostas tardias, falhas de transparência) aponta, na visão dos signatários, para padrão de gestão incompatível com o cargo, exigindo apuração formal, contraditório e julgamento político-administrativo, na forma da Lei Orgânica, Regimento e legislação federal”, justifica a petição.
“Esta é uma manifestação cívica e formal, feita por cidadãos que exigem responsabilidade, transparência e respeito ao povo campo-grandense”, afirma o advogado.
O objetivo de alcançar 100 mil assinaturas é uma forma de “demonstrar, de forma inequívoca, que Campo Grande exige respeito e responsabilidade”, relata.
“Caminhada da Bota”
O pré-candidato ao Senado é o idealizador da “Caminhada da bota”, que reuniu em torno de 10 pessoas na manhã de domingo (25). Oswaldo Meza se intitula de direita, anticomunista, contra o aborto e drogas. A proposta foi caminhar oito quilômetros, do Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho até a Praça do Rádio, no Centro, onde ocorreu o movimento ‘Acorda Brasil’.
O advogado promete iniciar a “revolução das botas” pelo impeachment de Adriane. Para o movimento ganhar força, ele ensaia realizar caminhadas pelos bairros da Capital para mostrar os problemas e buscar apoio para os protestos contra Adriane.
Fonte: ojacare.com.br/By Richelieu de Carlo