CASSEMS: Acolhimento da Capelania leva fé e conforto ao HC de Nova Andradina
Pacientes se renovam emocionalmente com orações e conversas positivas à beira-leito.
Todas as terças e quintas-feiras, os corredores do Hospital Cassems de Nova Andradina ganham um toque especial de acolhimento. É quando a equipe de Capelania Hospitalar visita os pacientes internados, levando não apenas orações, mas também presença, escuta e palavras de conforto.
Em cada leito, a equipe oferece um momento de esperança, um gesto simples que toca pacientes e familiares que atravessam dias difíceis. A Capelania Hospitalar do Hospital Cassems surgiu há cerca de oito anos, movida pelo desejo de oferecer apoio espiritual e emocional a quem enfrenta momentos de fragilidade.

O projeto só foi interrompido durante a pandemia da COVID-19, mas retornou com a mesma essência: levar fé, esperança e acolhimento a todos que precisam. Durante as visitas, as reações positivas são imediatas. Muitos pacientes e acompanhantes expressam espontaneamente o alívio, a paz e a força que sentem após a oração ou a conversa tranquila à beira-leito.
Em um ambiente onde o medo e a incerteza muitas vezes se fazem presentes, esse tipo de apoio se torna um respiro e cuidado que vai além do físico e alcança o coração. Com o propósito de oferecer um atendimento integral, a Capelania, foi criada considerando não apenas a doença, mas também o que ela provoca emocionalmente e espiritualmente em cada pessoa.
É um trabalho que complementa a atuação das equipes de enfermagem, médicos e demais profissionais de saúde, ajudando a tornar o ambiente mais leve, humano e acolhedor. Além das visitas semanais, a Capelania realiza, na segunda terça-feira de cada mês, uma missa especial, organizada previamente pela própria equipe. Esse encontro é aberto a todos os colaboradores do hospital, independentemente do setor, e também aos pacientes e acompanhantes que estiverem em condições de participar.
Sem distinção ou foco em grupos específicos, a missa se tornou um momento de união, espiritualidade e renovação, trazendo consolo e força para quem vive rotinas intensas ou atravessa um período de enfermidade.

Segundo Kátia Nakamura, “a presença da Capelania Hospitalar contribui diretamente para transformar o clima do hospital. As mensagens, orações e a simples oportunidade de comungar oferecem equilíbrio emocional não apenas aos pacientes, mas também aos familiares e colaboradores, afinal muitos trabalham em mais de um lugar e nem sempre conseguem vivenciar momentos de espiritualidade fora daqui.” explica a gerente do HC.
Com cada visita, conversa e gesto de cuidado, a Capelania reafirma seu papel como um dos pilares do acolhimento emocional e espiritual no Hospital Cassems de Nova Andradina. A equipe segue comprometida em ampliar esse trabalho, tocando mais vidas e reforçando que, aqui, cuidar também significa estar presente com o coração.
Fonte: cassems.com.br/Por – Yorrana Della Costa/Foto: Arquivo