Oficina Poética chega à 4ª temporada reafirmando compromisso da ACP com cultura, formação e sensibilidade social

A ACP inicia, em 2026, a 4ª temporada da Oficina Poética – Poetizar é Preciso, consolidando uma ação cultural que já se tornou referência entre professores filiados e dependentes. O projeto reafirma a competência, a firmeza e a seriedade da entidade na promoção do conhecimento, da formação humana e do fortalecimento da cultura literária. De acordo com o professor Ádemir Barbosa, idealizador e responsável pela Oficina, esta nova edição representa um avanço significativo. “A 4ª Oficina Poética simboliza amplidão de conhecimento cultural e poético, além de maior sensibilidade social. É um processo que amadurece a cada temporada e reafirma seu papel formativo”, destaca.

O tema Poetizar é Preciso, que atravessa todas as edições do projeto, chega à sua quarta etapa ao final desta gestão, em consonância com a proposta da ACP de promover lazer aos filiados. Para Ádemir, a poesia e a prosa são recursos de ensino potentes, capazes de transformar a relação do professor com a linguagem. “A produção textual exige leitura fluente, prosódia, ritmo, interpretação e compreensão. Isso impacta diretamente o desenvolvimento intelectual e cognitivo”, explica.

A programação da oficina reúne diferentes formadores ao longo do ano, o que, segundo o coordenador, fortalece o processo pedagógico. A diversidade de experiências e estilos poéticos amplia o repertório dos participantes, estimula a inspiração e contribui para a compreensão da poesia e da prosa. “Ainda existe resistência de muitos professores em relação à escrita, mas, com incentivo diário, conseguimos avançar, mesmo que em passos curtos, e desmistificar essa dificuldade”, afirma.

O impacto da Oficina Poética vai além do campo profissional. Para Ádemir Barbosa, a maior força do projeto está na sensibilidade despertada em cada participante. “Profissionalmente, ajuda a compreender os caminhos da leitura e da produção textual. Pessoalmente, permite que cada poeta ou escritor veja sua identidade literária avançando passo a passo dentro da cultura da escrita”, ressalta.

Ao convidar os filiados para a slot88 login nova temporada, o professor reforça o caráter transformador da iniciativa. “O poetizar é mais que poetizar. É terapia de palavras, de versos e de prosas. É inspiração e transpiração cultural que avança. Que esse espetáculo seja a proposição de um atrativo cultural forte, com posicionamento sindical, educacional e pessoal”, conclui.

4ª temporada da Oficina Poética acontece na sede da ACP, com encontros mensais, reunindo professora e professores em uma experiência de formação, sensibilidade e fortalecimento cultural, slot777 reafirmando o compromisso da entidade com a educação, a cultura e a valorização de seus filiados.

Fonte: acpms.com.br/Assessoria de Imprensa/Marithê do Céu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *