Vereadores recuam e aumento da taxa do lixo segue em vigor em Campo Grande
Vereadores recuam e aumento da taxa do lixo segue em vigor em Campo Grande – Correio do Estado/LAURA BRASIL/Foto: Crédito: Marcelo Victor /Correio do Estado
Por 14 votos a 8, parlamentares votam pela manutenção do veto ao decreto, da prefeita Adriane Lopes (PP) que aumenta o tributo cobrado com o IPTU
A Câmara Municipal de Campo Grande, por 14 votos a 8, decidiu pela manutenção do veto da prefeita Adriane Lopes (PP) ao Projeto de Lei Complementar aprovado pela Casa, que suspendia o aumento da taxa do lixo cobrada junto com o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Muito embora vereadores da base do Partido Progressistas, professor Riverton e Maicon Nogueira, tenham demonstrado ser contrários à cobrança da taxa, a sessão, que ocorreu na manhã desta terça-feira (10), se estendeu até o início da tarde.
Houve esvaziamento do plenário e, em determinado momento, permaneceram apenas 15 vereadores, número mínimo necessário para a votação, entre parlamentares favoráveis e contrários à matéria.
Durante a sessão, o secretário de Governo de Campo Grande, Ulysses Rocha, esteve no plenário tentando “costurar” com os vereadores uma possível manutenção do veto.
Em conversa com a reportagem do Correio do Estado, o secretário informou que a arrecadação, desde o início da chamada “novela” da taxa do lixo, ficou prejudicada em 50%, em comparação com o que entrou nos cofres da prefeitura em janeiro de 2025, devido à redução dos pagamentos.
“As pessoas ficaram inseguras quanto ao cumprimento da obrigação. A discussão era se seria mantido o desconto de 20% ou aplicados os 10%, que é o desconto atual; se haveria alteração na taxa do lixo; se haveria mudança nos critérios adotados para a reclassificação das unidades territoriais. Enfim, todo mundo ficava na dúvida. Acho que isso foi pernicioso para a cidade”, pontuou.
Favoráveis pela manutenção do veto
Beto Avelar
Delei pinheiro
Victor rocha
Professor Juari
Carlos Augusto Borges
Wilson Lands
Leinha
Dr. Jamal
Favoráveis a derrubada do veto
Ana Portela
André Salineiro
Clodoilson Pires
Herculano
Jean Ferreira
Luíza Ribeiro
Otávio Trad
Maicon Nogueira
Marquinhos Trad
Rafael Tavares
Professor Riverton
Ronilço Guerreiro
Fonte: correiodoestado.com.br/LAURA BRASIL