Superendividamento de servidores e preocupação com chuvas levam Mochi à tribuna
Mochi levantou que mais de 42 mil servidores mantêm descontos em folha
Revelando um passivo de R$ 9,3 bilhões de dívida total atrelada à folha de servidores estaduais de Mato Grosso do Sul, o deputado Junior Mochi (MDB) usou a tribuna, nesta quinta-feira (5), para pedir a criação de um fórum de servidores que trate de discutir o superendividamento do funcionalismo público do Estado.
O dado, recebido por ele da Secretaria Estadual de Administração em reposta a ofício, detalha que esse montante compromete a folha de 42 mil servidores que mantêm consignados. “Pensem que temos um somatório de 15 folhas de pagamento em dívidas. Trata-se de um passivo financeiro de enorme impacto social. Muitos me dizem que a situação é complicada. Olha a situação que estamos vivendo”, disse com preocupação.
De acordo com o Estatuto dos Servidores Estaduais, conforme explicou Mochi, o regime estabelece margem cumulativa de até 40% de comprometimento da remuneração em empréstimos e financiamentos. “Tive novamente uma conversa com o governador [Eduardo Riedel], mostrando a necessidade urgente de buscarmos alternativas, com estudo das instituições financeiras que estão emprestando, mas, acima de tudo, saber qual é a real taxa do empréstimo, para fazer uma mesa de discussão, seja para fazer portabilidade, achar outro lugar com juros menores, porque, afinal, se tem 100% de adimplência com o desconto direto em folha”, explicou.
Fonte: al.ms.gov.br/Por: Fernanda Kintschner/Foto: Wagner Guimarães