Quem é o empresário brasileiro preso pelo ICE nos EUA

Maximiano Fernandes tem 40 anos, é gaúcho e pai de trigêmeas. Ele é dono do Stow Café, em Massachusetts, desde 2011/Divulgação/Google Maps -Reprodução/Redes Sociais

brasileiro preso pelo Serviço de Imigração dos Estados Unidos (ICE) em Massachusetts na semana passada é o gaúcho Maximiano Fernandes, de 40 anos.

Residente da pequena cidade de Stow, a cerca de 40 km de Boston, capital do estado, o brasileiro é dono de um empreendimento chamado Stow Café, desde 2011, que serve café da manhã, almoço e jantar.

Pai de quatro meninas, sendo trigêmeas, “Max”, como é conhecido em Stow, é natural de Porto Alegre e se mudou para os EUA há mais de 20 anos.

Stow Cafe, empreendimento do brasileiro Maximiano Fernandes, detido pelo ICE

Max se mudou para os Estados Unidos em 2005, segundo o próprio relatou em uma entrevista concedida no ano passado ao canal de YouTube “Two Grannies on the Road“. Ele relata que trabalhou em um restaurante durante anos numa pequena vila chamada Maynard, também em Massachusetts, antes de abrir o próprio negócio.

Ao jornal The Boston Globe, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos informou que a prisão de Max ocorreu porque o visto de turista dele estaria vencido, e informou que o brasileiro permanece em custódia enquanto aguarda procedimentos de imigração.

ICE de Boston, em publicação nas redes sociais, confirmou a prisão e afirmou que Maximiano tem antecedentes criminais por atentado ao pudor, agressão física e sequestro.

Já o Departamento de Polícia de Stow comunicou que não participou, e não foi avisado previamente sobre a prisão do brasileiro.

A polícia local ainda informou que, “no entendimento da polícia de Stow, a ordem de detenção foi emitida em resposta a um caso de agressão e lesão corporal contra pessoa maior de 14 anos, recentemente resolvido no Tribunal Distrital de Concord, referente ao ano de 2024”.

Comunidade reagiu

Após o detimento de Max, o senador de Massachusetts Jamie Eldridge, conhecido por ter uma boa relação com imigrantes brasileiros, revelou em publicação nas redes que está prestando apoio à família do brasileiro.

“Agradecemos a todos que nos comunicaram sobre a prisão do Max, dono do Stow Cafe, pelo ICE. A deputada (Kate) Hogan e eu estamos prestando apoio à família”, afirmou.

O senador ainda disse que a família de Max tem “relações profundas” com a comunidade de Stow.

Um usuário da rede social Reddit afirmou que testemunhou o momento. “Acabei de ver o dono do Stow Cafe ser sequestrado, simplesmente ao entrar no trabalho. Cinco carros cercaram o estacionamento do nosso prédio, e covardes de máscara saíram e o levaram”, relatou o usuário.

Print de publicação no Reddit
Publicação de usuário do Reddit alegando que testemunhou o momento da prisão de Max

Outro perfil comentou que todos conhecem a família na cidade: “A esposa dele costumava trabalhar em minha casa. Todos aqui conhecem o café, não são pessoas perigosas”.

Fonte: metropoles.com/Pedro Areal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *