Após vetar suspensão do aumento na taxa do lixo, Adriane dá isenção de 9 anos no IPTU a JBS
Prefeita deu quase uma década de isenção no tributo para gigante da proteína animal (Foto: Arquivo)
Após vetar o projeto de lei que suspendia o aumento abusivo na taxa do lixo, a prefeita Adriane Lopes (PP), sancionou a lei que prevê isenção de pagamento do IPTU por nove anos ao frigorífico da JBS, empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista. A empresa também não vai recolher Imposto Sobre Serviços sobre a obra de construção civil.
De acordo com a Lei Municipal 7.584, publicada nesta sexta-feira (16), o poderoso grupo dos irmãos Batista ficará livre de pagar IPTU do imóvel deste ano até 2035. Sobre um outro imóvel, a JBS terá desconto de 50% no tributo pelo período de um ano.
Em troca de ficar livre do pagamento de imposto, a empresa deverá desenvolver quatro projetos sustentáveis, sendo dois na área ambiental e dois na área social no Jardim Tarumã. O grupo mantém na BR-060 o maior frigorífico do País e deverá criar 2,3 mil novos empregos com o investimento.
A concessão de isenção de IPTU contrasta com outra decisão de Adriane nesta semana, que vetou integralmente o projeto de lei complementar aprovado pela Câmara Municipal na última segunda-feira (12), que suspendia o aumento abusivo na taxa do lixo.
A prefeita argumentou que os vereadores não poderiam abrir mão de receita nem prever o ressarcimento com o valor pago a maior pelos contribuintes.
Fonte: ojacare.com.br/By Edivaldo Bitencourt