Supercopa da Espanha: Barcelona e Real Madrid decidem 1º título do ano
Atual campeão da Espanha, Barcelona encara o rival Real Madrid pela Supercopa. Partida acontece neste domingo (11/1), na Arábia Saudita/Foto: Alberto Gardin/NurPhoto via Getty Images
Barcelona e Real Madrid entram em campo neste domingo (11/1) para decidir quem fica com a taça da Supercopa da Espanha. O duelo, que promete grande rivalidade dentro de campo, está marcado para às 16h (de Brasília), no Alinma Stadium, em Jeddah, na Arábia Saudita.
O duelo marcará o primeiro El Clásico de 2026. Além disso, o confronto entre as equipes é o mais recorrente em decisões de Supercopa da Espanha. Foram 10 finais, com vantagem do Real Madrid no confronto direto com sete conquistas contra três do Barcelona.
No entanto, é o Barça quem leva a melhor em número de títulos da competição. A equipe catalã, hoje liderada pelo técnico Hansi Flick, tem 15 conquistas, enquanto os madrilenhos possuem 13.
Caminho dos finalistas até a decisão
Os campeões e vices do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei da Espanha da temporada 2024/25 garantem vaga na Supercopa da Espanha.
No entanto, como o Barcelona conquistou os dois títulos, os quatro primeiros colocados do Campeonato Espanhol ficaram com as vagas: Real Madrid, Atlético de Madrid e Athletic Bilbao.
Para se garantir na decisão, o Barcelona derrotou o Athletic Bilbao por 5 x 0, na última quarta-feira (7/1). A equipe catalã construiu o resultado ainda no primeiro tempo, com gols de Ferran Torres, Fermín López, Bardghji e dois de Raphinha.
Já o Real Madrid avançou para a final ao derrotar o Atlético de Madrid por 2 x 1, na quinta-feira (8/1). Valverde abriu o placar logo no início da partida, e Rodrigo marcou o segundo gol dos merengues. Sorloth descontou para o Atleti na etapa final.
Fonte: metropoles.com/Cleverton Silva