Retido na folha: Sindicatos alegam que Governo do Estado de MS estaria atrasando repasse descontado dos servidores públicos

Fórum dos Servidores Públicos deve convocar reunião para debater situação em meio a preocupações com o endividamento estadual

Sindicatos que representam servidores públicos em Mato Grosso do Sul acionaram o Jornal Servidor Público MS para relatar atrasos preocupantes nos repasses oriundos das contribuições autorizadas pelos servidores em favor das entidades sindicais descontados em folha. A situação atinge as filiações referentes ao mês de novembro de 2025 (paga em dezembro) e, mais recentemente, o repasse de dezembro de 2025, que também não foi efetuado, apesar de o valor ter sido retido da remuneração dos servidores.

O problema levanta sérias preocupações sobre a saúde financeira do Governo de Mato Grosso do Sul, que tem enfrentado questões relacionadas ao endividamento do Estado. Vários sindicatos não tiveram repasse de novembro, que é paga em dezembro. A informações é que o governo já vinha fazendo alguns atrasos, isso estava sendo comum entre os sindicatos, que o governo não estava fazendo repasse na data prevista.

O governo, que costumava repassar os valores por volta do dia 20, já vinha postergando as datas para o dia 21, 25 e 27. Agora, a situação se agravou, com a confirmação de que há sindicatos que simplesmente não receberam o repasse de novembro.

Além disso, destaca-se que a retenção desses valores descontados da folha e não repassados aos sindicatos configura uma situação delicada, que vai além do mero atraso administrativo. O ato de o Estado descontar o dinheiro do servidor e reter indevidamente o montante que pertence legalmente à entidade sindical pode ser juridicamente enquadrado, em tese, como apropriação indébita.

Posicionamento do Fórum dos Servidores
Diante da gravidade da situação, a Coordenação do Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso Sul tomou conhecimento do problema, ressaltando a necessidade de realizar reunião com outras entidades sindicais prevista para a próxima terça-feira, 13 de janeiro.

“Um dos principais pontos de pauta será a solicitação urgente de um encontro com o representante do Governo do Estado. O objetivo é obter esclarecimentos sobre o que está, de fato, acontecendo e o motivo oficial dos atrasos nos repasses, que são cruciais para a manutenção e atuação dos sindicatos em defesa dos servidores”, ressaltou o coordenador-geral do Fórum dos Servidores, Fabiano Reis (SINDIJUS-MS).

Posicionamento do Governo do Estado
A redação do Jornal Servidor Público MS buscou contato com a assessoria do Governo do Estado de Mato Grosso Sul para maior esclarecimento sobre o atraso. No entanto, até o momento não obteve retorno. O espaço está aberto para qualquer declaração.

Fonte: Jornal do Servidor Públicos / Roberta Cáceres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *