Verão 25/26 começa neste domingo (21/12); confira como será a estação
Historicamente, o verão é marcado por chuvas frequentes em praticamente todo o país. Algumas regiões devem ter temperaturas acima da média/Foto: Lara Abreu/ Arte Metrópoles
O verão 2025/2026 começará neste domingo (21/12) às 12h03 e terminará no dia 20 de março de 2026. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação a estação será marcada com chuvas acima da média em grande parte da região Norte e no Rio Grande do Sul.
Já para o Nordeste, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a previsão aponta para precipitações com volumes abaixo da média histórica.
No Centro-Oeste, o verão deverá apresentar chuvas que variam entre volume médio, enquanto no Sudeste a tendência é que a precipitação se mantenha abaixo da média climatológica.
Verão
- De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), historicamente, o verão é marcado por chuvas frequentes em praticamente todo o país.
- Na média, os volumes das precipitações são superiores a 400 mm, com exceção dos menores volumes de chuva registrados no extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 mm.
- Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas neste período são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas.
No tocante da temperatura, a previsão destaca para números acima da média histórica na maior parte do Brasil. Amazonas, Acre, Rondônia e centro-sul do país devem ser as regiões que devem sentir o aumento da temperatura no trimestre janeiro, fevereiro e março. Ainda no Norte, Amapá e Roraima tendem a manter-se próximos da média histórica.
Nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, é esperado um verão com temperaturas predominantemente acima dos padrões habituais.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devido às suas características climáticas, com grandes volumes de precipitação, o verão no Brasil tem grande importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.
Fonte: metropoles.com/José Augusto Limão