O que se sabe sobre a operação militar anunciada pelos EUA contra o narcotráfico na América Latina
Operação “Lança do Sul” foi anunciada pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth (à esquerda), e ordenada pelo presidente Donald Trump. Foto: Greg Fiume/Getty Images North America/Getty Images via AFP
O governo do Estados Unidos anunciou na quinta-feira, 13, o lançamento de uma operação militar contra o narcoterrorismo na América Latina, em meio ao crescimento da crise com a Venezuela.
O anúncio foi feito pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth, em uma publicação no X. Hegseth disse que a ação foi ordenada pelo presidente Donald Trump e se chamará “Southern Spear” (Lança do Sul).
“[…] esta missão defende nossa pátria, remove narcoterroristas do nosso hemisfério e protege nossa pátria das drogas que estão matando nosso povo”, afirmou o secretário. “O hemisfério ocidental é a vizinhança da América – e nós o protegeremos.”
Hegseth não deu mais detalhes sobre como, onde e quando a ação irá ocorrer.
De acordo com a emissora CBS, militares de alto escalão apresentaram a Trump na quarta-feira, 12, opções atualizadas de operações na Venezuela, incluindo ataques terrestres. Entre os nomes que participaram das discussões, estão o de Hegseth e o do chefe do Estado-Maior Conjunto, Dan Caine, mas nenhuma decisão definitiva sobre o formato da ação foi tomada.
No mesmo dia, o secretário de Estado, Marco Rubio, disse que a Venezuela é “um regime ilegítimo, basicamente uma organização do narcotráfico que tomou o poder”. Ele estava no Canadá, onde participou da cúpula de ministros das Relações Exteriores do G7.
“Mas olhem, isto é uma operação antidrogas. E se deixam de enviar barcos com drogas, não haverá nenhum problema”, acrescentou.
O USS Gerald Ford, maior navio de guerra do mundo, chegou a zona do Comando Sul, que abrange a América Latina e o Caribe, na terça-feira, 11, o que amplia as alternativas militares dos EUA na região. Ele se uniu a um submarino nuclear, outros navios de guerra e aeronaves caças que já estão na região.
No fim de outubro, Trump disse que não planejava atacar a Venezuela, no entanto, alguns dias depois, afirmou que acreditava que os dias do ditador Nicolás Maduro no poder estavam “contados”.
Os EUA já ordenaram mais de 20 ataques contra embarcações que supostamente transportavam drogas, o que deixou pelo menos 76 mortos./Com informações da AFP
Fonte: msn.com/História de Geovanna Hora