Abrindo o diálogo, Fórum dos Servidores se reúne com secretário Felini em busca de soluções para pautas prioritárias e solicita audiência com governador
Coordenadores classificam encontro na SAD como “produtivo” e recebem garantia de saúde financeira do Estado, além de protocolarem pedido de audiência com o Governador Eduardo Riedel.
A Coordenação do Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul realizou uma reunião na manhã desta quarta-feira (12 de novembro) com o Secretário de Administração do Estado (SAD), Frederico Felini. O encontro teve como objetivo apresentar a nova diretoria do Fórum e expor as pautas prioritárias de interesse da categoria.
Estiveram presentes os coordenadores gerais Mário Márcio dos Santos Jurado (SINPOL-MS) e Ana Cláudia Gomes (SISALMS), além do Coordenador de Comunicação, Cláudio Mário Salvador Menezes de Souza.
Pautas essenciais
A coordenadora geral Ana Cláudia Gomes destacou a qualidade da conversa, ressaltando o foco na escuta e na visão técnica da SAD. “O encontro com o secretário com certeza foi um dos mais produtivos até o momento, desde quando eu estou fazendo parte do fórum, e ele é uma pessoa que abraça as pautas relativas aos servidores, às carreiras, de uma forma bem democrática, com uma visão técnica e humana, e isso é muito importante,” afirmou Ana Cláudia Gomes.
Entre os temas debatidos estavam:
- Saúde do Servidor: Incluindo perspectivas em relação à Cassems e a possibilidade de ampliação do auxílio-saúde para um quadro maior de servidores.
- Previdência Estadual: Discussão sobre a situação atual e o panorama de soluções estudadas.
- Endividamento e Finanças: Situação do quadro financeiro e tributário do Estado, com foco na previsibilidade para 2026 e a Revisão Geral Anual (RGA).
- Eleições 2026.

Reunião com governador
Na ocasião, o Fórum formalizou a solicitação de audiência com o Governador Eduardo Riedel, visando levar as discussões iniciadas na SAD diretamente ao chefe do Executivo Estadual, com destaque aos temas mencionados acima.
Finanças do Estado
Um ponto de tranquilidade levado pelo Secretário Felini foi a situação financeira do Estado. Ana Cláudia relatou que o secretário “nos tranquilizou dizendo que não há risco de contingenciamento,” e que, embora existam dificuldades pontuais, a saúde financeira geral de Mato Grosso do Sul “está positiva.”
O coordenador geral Mário Jurado agradeceu a recepção do secretário e disponibilidade em continuar os debates em busca de melhorias ao funcionalismo público de MS. “O secretário nos recebeu muito bem. Foram apresentados temas muito relevantes para todo o serviço público do Estado, e que fazem parte das pautas que o Fórum dos Servidores defenderá nesta gestão. Estamos animados com a evolução do diálogo e receptividade que tivemos. É muito importante que este canal de comunicação entre as categorias que compõe o Fórum e a Administração seja mantido e ampliado. Eu acredito que essa agenda vai se desenvolver com muita rapidez e agilidade e que os resultados virão”, declarou Jurado.

Compromisso
Frederico Felini reforçou o compromisso da SAD com o corpo de servidores, classificando-os como o “maior espólio de valor que o Estado tem”. “Quero deixar aberta a porta da SAD, deixando muito claro para todos os servidores e para o Fórum dos Servidores que a Secretaria de Administração é a casa de todos os servidores do Estado,” garantiu o secretário.
Felini reiterou que esta foi apenas a primeira de “várias reuniões produtivas” e que as pautas apresentadas são de interesse mútuo.
RGA 2026
O secretário ressaltou que não há nenhum indicativo de que o Governo do Estado não irá conceder a Revisão Geral Anual (RGA) 2026 aos servidores públicos estaduais. Tendo como base de que a revisão salarial anterior foi projetada de acordo com o relatório da Focus, acredita-se que o índice do reajuste salarial para o próximo ano ficará em torno dos 4%.
O Jornal Servidor Público acessou o Relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Banco Central, o qual mostra que as projeções de mercado para a inflação (IPCA) neste ano interromperam seis semanas consecutivas de baixa e ficaram estáveis em 4,55%.
Fonte: Roberta Cáceres | Jornal Servidor Público MS
Fotos: Roberta Cáceres