Fórum dos Servidores de MS se une à Marcha Nacional em Brasília contra a Reforma Administrativa
Mobilização gigantesca pressiona Congresso contra PEC que ameaça o Serviço Público
O Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul está neste momento na Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa, realizada nesta quarta-feira (29), no Museu Nacional da República, em Brasília. A mobilização, convocada pela CUT em conjunto com diversas centrais e federações, tem como objetivo principal barrar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe a Reforma Administrativa.
Diretamente da capital federal, o Coordenador Jurídico do Fórum dos Servidores de MS, Leonardo Barros de Lacerda (SINDIJUS-MS), descreveu a dimensão do protesto, ressaltando a importância da participação sul-mato-grossense.
“Aqui o movimento está gigantesco. Estou aqui no meio, não dá para ver nem a parte da frente, nem o final. Mesmo ocupando todas as faixas da avenida, está bem lotado. Há muita gente de todos os estados, de todas as categorias, esfera federal, estadual. A gente vê inúmeras categorias diferentes e todo mundo veio em peso”, afirmou Lacerda.
O coordenador jurídico enfatizou que a mobilização é crucial para “mostrar força” e pressionar o Congresso Nacional.

Risco de Tramitação Acelerada da PEC
A Marcha acontece em um momento de alerta para os servidores. Leonardo Lacerda revelou que há rumores sobre uma manobra política na Câmara dos Deputados para acelerar a tramitação da PEC.
“O presidente da Câmara está colocando muita ênfase na tramitação da Reforma Administrativa. Já tem rumores de que ele vai anexá-la a uma proposta mais antiga de outro assunto, mas para pular etapas, para pular a etapa da CCJ e já conseguir votar direto em plenário. Poderia ser a qualquer momento se eles resolverem acelerar.”
Lacerda reforça que este é o “ponto alto da mobilização” para pressionar os deputados e “barrar essa reforma que vai destruir não só direitos dos servidores, mas o serviço público como um todo”.
Fonte: Roberta Cáceres – Jornal do Servidor Público MS
Fotos: SINDIJUS-MS